Novidades
Sutiã: uma questão de saúde

Sociedade Brasileira de Mastologia do Rio recomenda lavar a peça diariamente, evitar costuras em contato com a mama e usar peça em atividades físicas

De algodão, rendado, com alças de silicone, sem alças ou com enchimentos, o sutiã é um dos melhores amigos das mulheres por levantar, sustentar e embelezar um dos maiores símbolos da feminilidade: os seios. Mas é preciso tratar o acessório com bastante cuidado. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia do Rio, usar peças apertadas, não lavá-las ou, até mesmo, não fazer uso das mesmas pode trazer danos à saúde mamária.

A presidente da entidade, Maria Helena Vermot, é enfática: “A mama não tem músculo. Ela é sustentada por ligamentos, chamados ligamentos de Cooper. Portanto, sem fazer uso de um sutiã adequado, a mama tende a cair ”. Para não acelerar os efeitos provocados pela lei da gravidade, é preciso usar uma peça própria para cada tipo de mama. “As mulheres que têm mamas volumosas devem usar sutiãs que sustentem sem apertar demais. Devem, ainda, tomar cuidado com as alças, pois se as mesmas forem muito finas, ao longo dos anos deixam cicatrizes nos ombros”, alerta a mastologista.

Maria Helena explica que o sutiã deve ser lavado diariamente assim como a calcinha, visto que a mama libera secreções. Outra dica da especialista é optar por peças confortáveis no dia-a-dia. “Deixe as rendas e enchimentos para as noites especiais. Prefira os de fibras naturais – como o algodão – que deixam o ar passar. Também pode-se optar pelos novos modelos de microfibra, mais bonitos. Quanto menos costura em contato com o seio, melhor”, diz, afirmando que, em contato com as mamas, muitas costuras podem provocar alergias, feridas, eczemas, manchas ou inflamações.

A médica explica também um mito: dormir de sutiã faz mal? “Não, desde que seja confortável e sem ferros ou arrebites que possam provocar ferimentos mamários. É inclusive recomendado no período em que as mulheres estão com mais dores nas mamas, ou na gestação.”

Outro cuidado importante que toda mulher deve ter com as mamas é na hora da malhação. A mastologista recomenda que se use tops que sustentem bem os seios. “O alto impacto dos exercícios podem estirar os ligamentos de Cooper. O modelo deve garantir ótima sustentação para manter os seios firmes e no lugar durante a prática de exercícios”, informa.

E os exercícios são essenciais para o fortalecimento do peitoral. Segundo o personal trainer da Estação do Corpo João Marcelo Gomes, fortalecer a região é um caminho para se ter uma boa postura e evitar problemas de coluna. “Sugiro exercícios de musculação que fortaleçam o tríceps (músculos da parte posterior do braço), os ombros e as costas. A mulher ganha uma postura mais bonita e um corpo mais harmonioso”, recomenda.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas