Novidades
São Silvestre e Qualidade de Vida

HCor participa da 85ª edição da São Silvestre em São Paulo e promove o conceito de saúde e qualidade de vida

Para fechar os eventos esportivos de 2009 acontece no dia 31 de dezembro a 85ª edição da Corrida de São Silvestre, em São Paulo. Este ano a competição contará com 20 mil participantes que disputarão as primeiras posições da prova, em um percurso de 15 quilômetros. Como apoiador oficial da São Silvestre 2009, o HCor – Hospital do Coração disponibilizará 22 ambulâncias para o pronto-atendimento dos atletas e fará a distribuição de material explicativo sobre como aplicar o conceito de saúde e qualidade de vida nos dias de hoje.

As competições terão início a partir das 15hs com o pelotão da Categoria Atletas com Deficiência, seguida das Categorias Elite Feminina às 16h45 e Elite A, B e Especial C à partir das 16h50. Na prova, os competidores do Brasil e do mundo disputarão as primeiras colocações e o lugar de destaque no último evento esportivo do ano.

O HCor, sempre presente em eventos esportivos e em especial a Corrida de São Silvestre acredita nos benefícios que o esporte pode trazer à saúde e é por essa razão que promove, junto ao Projeto Viva Feliz, a prática da atividade física como método eficaz para a promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar das pessoas.

Por meio do material explicativo, que será distribuído nos Kits dos atletas, o Hospital busca alertar os competidores da necessidade da prática de exercícios físicos e os cuidados que devem ser tomados com o corpo e em competições esportivas e atividades de rotina, como caminhadas e alongamentos.

De acordo com o ortopedista do HCor, Rene Abdala “os exercícios aeróbicos como corridas e caminhadas tornaram-se uma das mais populares formas de treinamento e de condicionamento físico, ganhando mais adeptos a cada ano. Na ânsia da boa forma nem sempre as pessoas tomam os devidos cuidados com a parte física”, explica.

HCor, Hospital oficial das corridas de rua

Com o objetivo de disponibilizar aos esportistas, a cada prova, uma completa orientação para a prática de atividades físicas como caminhadas e corridas, o HCor marca presença nos eventos com o seu corpo clínico e os profissionais de equipes multiprofissionais, que contribuem com dicas e orientações nutricionais, medição de pressão, peso, altura e massa corpórea, além de uma completa avaliação de postura aos interessados.

A participação do HCor em eventos esportivos é de extrema relevância e dá continuidade ao calendário esportivo que a Instituição assumiu, a fim de marcar sua atuação na Medicina Esportiva, considerada referência no segmento, pois garante ao atleta total segurança. Há 10 anos em atuação o serviço foi criado para atender atletas de diferentes níveis de competitividade, em várias modalidades e com os mais modernos equipamentos.

Provas importantes e de referência como a Corrida de São Silvestre, Nike 10K, que aconteceu em 25 países simultaneamente, Meia Maratona Internacional do Rio, Volta Internacional da Pampulha, Etapas do Circuito Run Series Track&Field, Super 40 de Revezamento, Corrida pela Paz, entre outras, são as parcerias esportivas firmadas pelo HCor neste ano.

Projeto Viva Feliz – Qualidade de Vida

De ação comunitária o projeto “Viva Feliz” tem o objetivo de promover eventos esportivos para orientar o núcleo familiar sobre a prática de atividades físicas, destacando os aspectos positivos, em qualquer idade, na manutenção da saúde e bem estar. Além da qualidade de vida o projeto tem foco na sustentabilidade e no meio ambiente, que é transmitido por meio de mensagens sobre educação, preservação, reciclagem, biodiversidade, entre outros assuntos relevantes sobre os temas.


Prevenção

Com todos os avanços que a vida moderna proporciona é necessário que as pessoas se mobilizem para fugir do estado de desequilíbrio emocional que muitas vezes reflete na saúde física. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2005 a cada 100 mil óbitos no Brasil, 84.945 foram causados por doenças do coração. Desse número, 28,76% refere-se ao Estado de São Paulo. Na população jovem, entre pessoas com idade de 20 a 40 anos, o número de infartados representa 12% dos casos, sendo que há dez anos, essa representação era de 6%.

“Caminhar ou correr são apenas duas das muitas maneiras para iniciar uma prática saudável. Além de produzir inúmeros benefícios, previnem doenças cardiovasculares. Porém, para começar qualquer atividade de exercícios físicos, é necessário que a pessoa siga corretamente algumas regras básicas para que a atividade não se torne um problema”, acrescenta o Dr. César Jardim.

Outra questão significativa é a alimentação, pois a reeducação alimentar, a eliminação do excesso de gordura, a inclusão de frutas e a hidratação antes, durante e depois da prova, completam a preparação para as corridas e caminhadas.


Dicas de alongamento

- Alongue a parte posterior da coxa, panturrilha, quadríceps e músculos anteriores da perna. Faça três séries de 30 segundos cada;

- Faça um aquecimento para preparar a musculatura. No estilo “trote” movimente-se por 5 a 10 minutos;

- Mantenha a postura ereta, com balanço harmônico dos braços e passadas suaves para garantir uma maior estabilidade de toda estrutura corporal, evitando lesões;

- Escolha um par de tênis adequado, pois devem proteger primordialmente os membros inferiores dos impactos e repetições de movimentos;

ûDê preferência a roupas com tecidos que permitam uma transpiração mais livre.

Dicas de prevenção
- Exercite-se apenas enquanto estiver bem;

- Inicie e termine um exercício sempre de forma gradativa. Evite parada abrupta.

- Interrompa a atividade sempre que surgirem sintomas, mesmo discretos, de algum problema de saúde;

- Respeite seus limites individuais. Não os ultrapasse;

- ûEvite exercícios vigorosos após refeições;

- Não considere a sudorese como sinal de limite de um exercício físico. Com a idade diminui a quantidade de glândulas produtoras de suor e, em consequência, calor e esgotamento físico poderão chegar antes de aparecer o suor.

Anote na agenda
85ª Edição da São Silvestre
Dia: 31/12/2009 – À partir das 15hs
Largada: Av. Paulista, em frente ao Museu de Arte de São Paulo –MASP
Chegada: Av. Paulista, em frente ao Prédio da Fundação Cásper Líbero




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas