Novidades
Estudo inédito revela que 72% dos pacientes internados nos hospitais não se alimentam corretamente

O Brasil foi palco pela primeira vez de um dos maiores estudos mundiais sobre nutrição. Realizado com 842 pacientes, em 25 hospitais públicos e privados, de 11 Estados brasileiros mais o Distrito Federal, a primeira edição do estudo NutriDia, coordenado no país pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE), revelou que 72% dos pacientes não consomem de forma correta a refeição oferecida pelo hospital no período de internação. “As principais razões apresentadas para a não consumação das refeições foram falta de apetite, ter perdido o horário da refeição, pois estava realizando algum exame ou cirurgia no momento, e não ter gostado do sabor da comida oferecida”, destaca Maria Cristina Gonzalez, coordenadora do Nutridia Brasil.

No prontuário médico, 37,4% dos pacientes não tinham a avaliação quanto ao risco nutricional. “Entre os pacientes que apresentavam esta avaliação, 60,3% apresentavam-se em risco nutricional, ou seja, já estavam desnutridos ou tinham risco de desenvolver desnutrição durante sua internação. Em relação à perda de peso, 58,6% dos entrevistados referiram ter perdido peso nos últimos três meses, sendo que a maioria perdeu entre 2 a 3 kg ou não sabia informar quantos quilos havia perdido”, ressalta José Spolidoro, presidente da SBNPE.

Realizado anualmente na Europa desde 2006, o Nutridia é feito atualmente em 27 países e tem como objetivo conscientizar os profissionais da saúde sobre a importância da alimentação adequada para o processo de recuperação do paciente e alertar sobre o alto número de desnutrição hospitalar, um dos principais fatores pelo aumento no tempo de internação, complicações e mortalidade. “Nossos problemas coincidem com os problemas encontrados em outros países. O resultado do estudo servirá para despertar a consciência dos profissionais de saúde em relação aos aspectos nutricionais do paciente”, diz Spolidoro.

Risco de mortalidade 4 vezes maior - Algumas conclusões já puderam ser obtidas a partir das edições anteriores do Nutrition Day na Europa, tais como o aumento do tempo de internação hospitalar em 50% no caso de desenvolvimento de desnutrição associada à doença de base. Isto significa, em média, seis dias a mais de hospitalização e um aumento de quatro vezes no risco de mortalidade destes pacientes, em relação aos que não apresentam desnutrição durante sua internação hospitalar.

NutriDia: O conceito do NutriDia é que, em um único dia, tanto o paciente como o hospital sejam avaliados por meio de questionários padronizados. O paciente deve informar seu histórico nutricional e como está sua ingestão naquele dia. Da instituição, as informações são a respeito de como são manuseados os objetivos e cuidados nutricionais, assim como avaliar como foi a evolução daquele paciente 30 dias após a participação no estudo. Desta forma, não apenas se identifica o paciente desnutrido, mas também se avalia a causa da desnutrição durante a sua hospitalização, e o que acontecerá com este paciente desnutrido após o período de 30 dias.

O NutriDia foi aplicado no Brasil no dia 12 de agosto e utilizou como método os mesmos questionários utilizados na Europa, cuja característica principal é de que não necessitam de conhecimento especializado para sua aplicação.

O resultado do estudo será apresentado na próxima semana no Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, que será iniciado neste domingo, dia 29, no Centro de Convenções de Natal – RN.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas