Novidades
Nº de indivíduos com colesterol aumentou

Um estudo realizado pela SulAmérica Saúde revela que o índice de
pessoas com colesterol elevado aumentou de 18%, em 2004, para 25,4%, em 2008. Nesta pesquisa, a companhia considerou um universo de 43.165 pessoas, todas clientes da seguradora que participaram de uma pesquisa da companhia neste período. Os segurados são de 12 Estados brasileiros e a faixa etária predominante varia de 20 a 49 anos.

O levantamento identificou ainda que este percentual é maior entre os homens, cujo índice saltou de 2004 para 2008, passando de 21,8% para 26,4%. Porém, mesmo menor, as mulheres também apresentam percentuais elevados. Em 2008 era de 23,7%, um crescimento significativo se comparado com 2004, que era de 14,4%.

O colesterol por si só é parte vital do corpo humano. Porém, quando em excesso, torna-se extremamente prejudicial e pode ocasionar sérias implicações no organismo. Fatores de risco como obesidade, sedentarismo e hábitos alimentares inadequados impulsionam o nível do colesterol no organismo do indivíduo. Existem dois tipos de colesterol, o HDL, conhecido também como colesterol bom, e o LDL, este sim prejudicial a saúde e fator que impulsiona o surgimento de doenças cardiovasculares.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é responsável por quase um quinto dos acidentes vasculares cerebrais e cerca de 56% das cardiopatias no mundo podem ser atribuídas a níveis de colesterol elevados. Além disso, a doença é responsável por 4,4 milhões de óbitos anualmente, colocando-a entre as principais causas de doenças cardíacas.

Nem sempre os níveis de colesterol são determinados pela dieta e estilo de vida. Colesterol alto não dá sintomas a não ser quando o estrago já está feito, o que torna seu controle uma medida indispensável para evitar riscos, uma vez que há relação entre colesterol elevado e acidentes cardiovasculares.

Desconhecimento sobre a hipertensão

O levantamento da SulAmérica também revelou que 16% dos entrevistados tinham a pressão elevada, confirmada por exames.

Entretanto, a maior parte dos hipertensos não tinha conhecimento sobre a questão – apenas 7,1% dos entrevistados sabiam que conviviam com o problema.

A hipertensão, quando aliada a outros fatores de risco, como o colesterol elevado, pode resultar em graves problemas rdiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e derrames. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, mais de 300 mil pessoas morrem por ano em decorrência de algum problema cardiovascular, principal consequência da pressão mal controlada.

“O desconhecimento sobre a pressão elevada aumenta os riscos de complicações, pois sem tratamento, o indivíduo fica mais exposto aos perigos da doença. Prevenção é fundamental e, quando falamos da saúde do coração, a palavra de ordem é acompanhamento médico adequado”, explica o diretor de Prestadores e Serviços Médicos da SulAmérica, Roberto Galfi.

Algumas dicas úteis para evitar pequenas complicações:

- Meça a pressão arterial periodicamente;

- Mantenha uma dieta rica em vegetais e fibras, evitando os excessos como frituras e alimentos muito gordurosos;

- Faça exercícios físicos regularmente;

- Não fume. O cigarro aumenta substancialmente o risco de doenças cardiovasculares;

- Evite o stress, o sedentarismo e a obesidade, fatores considerados de risco à saúde.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Cardiologia e Saúde com Dr. Augusto Uchida




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas