Novidades
OMS lança manual de biossegurança para gripe H1N1

A Organização Mundial de Saúde (OMS) disponibilizou um manual para orientar laboratórios brasileiros a lidar com amostras suspeitas de conter o vírus influenza A (H1N1). O objetivo do material é oferecer um ponto de partida para assegurar que os laboratórios estão, de fato, preparados para receber amostra e para possíveis necessidades por eventual aumento da vigilância sobre o vírus.

O Manual de Biossegurança em laboratórios que manipulam amostras contendo o vírus Influenza A (H1N1) possui seis páginas e está disponível na página da Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) na internet (www.anbio.org.br). A OMS levantou as condições de trabalho necessárias aos laboratórios consideradas essenciais para garantir a segurança para a saúde e meio ambiente em relação à manipulação de amostras suspeitas.

Segundo Leila Macedo Oda, presidente da ANBio, tais recomendações são úteis para o dia a dia dos laboratórios brasileiros, e não apenas quando há perigo de uma pandemia, como agora. "Os custos de manutenção de laboratórios no Brasil são elevados, mas é preciso seguir à risca os procedimentos de biossegurança, mesmo que isso implique em mais investimentos, para evitar os perigos de contaminação", analisa.

Congresso trará especialistas mundiais ao Rio

Entre as comemorações do décimo aniversário da ANBio, a entidade aproveitará para trazer ao Brasil alguns dos maiores especialistas mundiais em biossegurança para o VI Congresso Brasileiro de Biossegurança e Simpósio Latino-Americano, que acontece de 22 a 25 de setembro no campus da UERJ, no Rio de Janeiro. O programa preliminar do evento encontra-se disponível na página da ANBio. O prazo para inscrições de trabalhos vai até 30 de maio.

Sobre a ANBio

A Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) foi criada em 1999, com o objetivo de difundir informações a respeito dos avanços da biotecnologia moderna e seus mecanismos de controle. No seu escopo de trabalho estão a promoção do conhecimento relativo à biossegurança e de suas práticas, como disciplina científica, além da capacitação e orientação de profissionais que implementam a biossegurança em instituições de pesquisa e ensino da área biomédica.

ANBio na internet: www.anbio.org.br

Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Gripe suína: dúvidas e medos

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini e Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda Camargo




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas