Novidades
Sedentarismo causa 90% das lombalgias em jovens e adultos

De acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde, cerca de 80% das pessoas de todo mundo sentem ou sentirão dores nas costas. Na maioria dos casos, a culpada é a má postura. Aquela sensação de carregar o mundo nas costas desaparece quando se aprende a maneira correta de dormir, sentar e andar.

Oito em cada dez pacientes que procuram médicos ortopedistas reclamam de problemas na coluna. A principal queixa é a lombalgia, a famosa “dor nas costas”. O ortopedista do Beneficência Portuguesa de São Paulo Edmond Barras, explica que a doença é comum em jovens e adultos e as principais causas estão relacionadas ao modo de vida dos pacientes. Para Barras existem alguns denominadores comuns que causam as dores nas costas: “Um é a vida sedentária. Os outros são a obesidade e a má postura. Somando esses problemas, encontramos 90% das causas da lombalgia”, explica o especialista.

O sedentarismo é hoje um dos principais fatores de risco para doenças graves. A correria do dia a dia, a falta de tempo para o lazer, a evolução tecnológica e a opção, cada vez mais frequente, pela substituição das atividades físicas por facilidades automatizadas, contribuem para o desenvolvimento de uma população cada vez mais sedentária.

No caso da lombalgia, o sedentarismo contribui para o aumento das dores musculares além de prejudicar as articulações que podem atrofiar por falta de uso, causando desconforto.

O tratamento da lombalgia está relacionado ao tipo de dor e a causa, explica o especialista. “Tão ou mais importante que manter a postura ereta durante o dia é fazer o alongamento da coluna e dos músculos constantemente”, complementa Barras.

Por exemplo, Dr. Roberto Ranzini, ortopedista e colunista do Sentir Bem, explica: “se você for levantar uma cesta pesada de roupas por exemplo, lembre-se de se aproximar bem do objeto, flexionar os joelhos e levantá-lo usando os músculos das coxas. Não flexione o tronco. Para levantar malas ou sacolas fique em pé bem ao lado, flexione os joelhos, segure a alça e levante.”

Entre os problemas associados ao sedentarismo estão ainda a hipertensão arterial, o aumento do colesterol, o risco de obesidade, além das doenças cardiovasculares, o diabetes e até alguns tipos de câncer como o do colo, do reto e da mama.

A prática de exercícios físicos regulares, no mínimo 30 minutos diários, e algumas mudanças de atitudes podem diminuir em 50% o risco de males ligados ao sedentarismo, além de preservar o bem-estar físico e psíquico.

Veja abaixo algumas atitudes simples que você pode adotar para deixar de lado o sedentarismo:

1. Evite usar o elevador ou a escada rolante. Use a escada;

2. Deixe o carro na garagem para ir caminhando a lugares próximos de casa ou do trabalho, assim, além de contribuir com a sua saúde, você ainda ajuda a preservar o meio ambiente;

3. Se você trabalha fora, use a hora do almoço para fazer pequenas caminhadas, e levante-se a cada 30 minutos e caminhe pelo escritório;

4. Esqueça onde guardou o controle remoto da televisão. Levante-se para trocar de canal;

5. Se você utiliza transporte público, desça antes do ponto e caminhe;

6. Faça algumas atividades domésticas como limpar a casa ou passear com o cachorro. Arrumar a cama também ajuda;

7. Nos finais de semana, evite ficar horas à frente da televisão. Deixar o churrasquinho de lado e optar por uma corrida no parque também é uma ótima opção.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini e Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda Camargo




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas