Novidades
29% dos idosos são sedentários em SP

No estado de São Paulo, 28,9% das pessoas com 60 anos ou mais não praticam nenhuma atividade física ou realizam exercícios de maneira irregular. Com base nesta pesquisa divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde, a 40+ Academia, de Campinas, única no Brasil dedicada exclusivamente ao público acima de 40 anos de idade, preparou uma série de ações para motivar a terceira idade a reverter este quadro.

Com o passar dos anos, as pessoas acabam tendendo ao isolamento. E este é um fator agravante na falta de estímulo aos idosos para a prática de esportes, de acordo com o professor de educação física, fisioterapeuta e proprietário da 40+ Academia, Luís Gustavo Lopes. "Nossas ações são centradas na ressocialização destas pessoas. Utilizamos atividades simples, como um bate-papo em grupo, cafés da manhã com amigos e aulas de gastronomia para incentivar os idosos a saírem mais de casa e para conscientizá-los da necessidade e da importância da prática dos exercícios físicos", explica Gustavo.

Exercícios com mais peso e menos repetições. Esse é o modelo de aula de musculação mais adequado para os idosos, pois não sobrecarrega o sistema cardiorrespiratório. Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada por Wallace Monteiro, coordenador do laboratório de fisiologia do exercício da Aeronáutica. O estudo indicou que cargas mais pesadas e movimentos mais variados resultam em uma elevação menor da pressão arterial e da frequência cardíaca. Segundo Monteiro, professores que trabalham com idosos frequentemente priorizam as séries de exercícios com
repetições de movimento, já que se acreditava que cargas maiores poderiam ser prejudicais a esses alunos. "Agora, com a pesquisa, percebemos que isso não é verdade", afirma Monteiro. A pesquisa avaliou 20 mulheres com idades entre 65 e 82 anos que já praticavam atividade física sob supervisão de professores. A pressão arterial e a frequência cardíaca foram medidas após
diferentes séries de exercício. Esses dados foram usados para calcular o duplo produto, um indicador do benefício cardiorrespiratório. "As séries fracionadas, com alternância de movimentos de braço e perna após poucas repetições, foram as que apresentaram melhor resultado", diz Monteiro. O pequeno intervalo necessário para alternar os movimentos, segundo ele, já é
suficiente para que haja uma redução na pressão arterial e na frequência cardíaca. Ginástica com peso e musculação ajudam a aumentar a massa muscular, o que retarda a diminuição da resistência física do idoso. Para que haja um ganho significativo, é preciso realizar os exercícios pelo menos
duas a três vezes por semana, sempre sob orientação de um professor especializado. Os idosos também devem praticar exercícios aeróbios, como caminhadas, e de flexibilidade, como alongamentos. "A atividade física permite que o idoso tenha mais autonomia, o que melhora sua qualidade de vida", diz Monteiro.

Pesquisa
Os números da pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo revelam que as pessoas com idade superior a 60 anos são as campeãs no sedentarismo. Dos idosos entrevistados, 28,9% não seguem a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de praticar pelo menos 30 minutos de atividades físicas que exijam movimento corporal no mínimo cinco dias por semana. Entre a população em geral, esse índice é de 19,4%.

O levantamento mostrou, ainda, que 8,4% dos idosos foram considerados totalmente sedentários; 10,3% foram classificados como irregularmente ativos totais (aqueles que erram no tempo e quantidade de dias nos quais praticam alguma atividade física); e 10,2% foram avaliados como irregularmente ativos parciais (erram na quantidade de dias ou no tempo recomendado para os exercícios). A pesquisa ouviu 2,6 mil pessoas de ambos os sexos na capital paulista e em outras 13 regiões do estado.

"Os números não nos surpreenderam. Nós, que trabalhamos diretamente com este público já tínhamos noção da gravidade da situação", conta Luís Basolli, também proprietário da 40+ Academia.

Reflexos
É possível elencar inúmeros malefícios da vida sedentária na terceira idade. A fraqueza muscular, a dificuldade de equilíbrio, altas taxas de colesterol e problemas cardíacos são alguns deles. Os dois primeiros são os principais responsáveis pelas quedas dos idosos, consideradas uma epidemia no Brasil pelo Ministério da Saúde. Estima-se que de cada três idosos com mais de 65 anos de idade, um sofre algum tipo de queda. São mais de 93 mil idosos internados por ano em decorrência de tombos. Esses dados alarmantes trazem como conseqüência, além dos inconvenientes para a saúde do idoso, questões ligadas aos custos sociais e econômicos acarretados por esses dados.

Há 15 anos orientando sobre a necessidade e incentivando os idosos a iniciarem ou retomarem a prática de exercícios físicos, Luis Gustavo Lopes alerta que entre as causas das quedas estão justamente a baixa aptidão física e a fraqueza muscular dos membros inferiores. "Uma das formas de prevenção é a prática freqüente de exercícios físicos específicos", recomenda.

Um estudo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia reforça essa tese ao afirmar que os exercícios físicos reduzem a chance de tombos em 10%. Além disso, o treinamento específico para o equilíbrio reduz em 25% as possibilidades de quedas.

Também os problemas provocados pelo sedentarismo são refletidos nas atividades corriqueiras das pessoas da terceira idade: subir uma escada, descer de um automóvel, caminhar em declives, sentar e levantar podem se transformar em tarefas árduas de serem realizadas. "Quem nunca viu um idoso tendo que levantar a coxa com as mãos para poder descer de um carro ou segurando-se em um corrimão e subindo os degraus, um a um, com medo de cair?", questiona Gustavo Lopes.

Ações
Entre as ações contra o sedentarismo da terceira idade realizadas pela 40+ Academia está a palestra Mais idade, mais saúde, um café da manhã seguido de palestras sobre a importância da atividade física e com orientações nutricionais para a melhoria na qualidade de vida.

O time de palestrantes do evento foi formado pelos professores Luís Gustavo Lopes, educador físico e fisioterapeuta formado pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e pós-graduado em Fisiologia do exercício; Márcio Roberto Marinho, educador físico formado pela Universidade Estadual Paulista de Rio Claro (Unesp-Rio Claro) e pós graduado em Atividade física adaptada e saúde; e Natália Pratis Perina, nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduanda em Metabolismo e fisiologia aplicados à atividade física e à nutrição. "Além da ressocialização, os idosos precisam compreender a importância de se exercitar e manter hábitos saudáveis", explica Luís Basolli, proprietário da 40+ Academia.

Além do encontro Mais Idade, Mais saúde, é realizada todos os últimos sábados do mês, das 17 às 19h, uma aula de culinária com Sérgio Rauen, chef e proprietário do restaurante Spice. A aula é ministrada na Cozinha Gourmet da própria academia e apresenta receitas simples, como variações de saladas e molhos, quiches e massas. "Os alunos passam uma tarde agradável, trocam receitas e levam convidados para conhecer a proposta dos exercícios específicos voltados para as pessoas com mais de 40 anos de idade", conta Basolli

A equipe da 40+ Academia também atua em praças e feiras da cidade. Os profissionais oferecem às pessoas a medição da taxa percentual de gordura, por meio de uma balança de bioimpedância, e da pressão arterial. Quem se submeter aos procedimentos, pode experimentar gratuitamente algumas aulas na 40+ Academia.

A Academia 40+
A Academia 40+ é a primeira academia do Brasil dedicada exclusivamente a alunos com mais de 40 anos de idade, sendo que cada detalhe foi cuidadosamente pensado - da arquitetura do ambiente até o planejamento do programa de exercícios - para um público não acostumado aos exercícios físicos. A matricula é vetada à participação de pessoas mais jovens.

Para atender seus alunos, principalmente aqueles com mais de 65 anos de idade (46% do total), a academia foi concebida de acordo com o perfil desse público: entre os ambientes não há escadas, para a prevenção de acidentes; não há espelhos nas paredes para deixar os alunos mais à vontade, já que a maioria não tem afinidade com os exercícios; a trilha sonora tocada durante as aulas é condizente com o gosto dessa faixa etária (jazz, blues, MPB etc) e; os aparelhos de musculação são de fácil manuseio, sem botões ou mecanismos complexos de ajustes.

Os planos de exercício privilegiam a musculação, pois, após os 30 anos de idade, as pessoas perdem, a cada quatro anos, cerca de 1% de sua massa muscular. As atividades são executadas em circuitos de revezamento nos aparelhos. As aulas comportam, no máximo, oito alunos por turma, sempre acompanhados por dois professores de educação física. Os exercícios são praticados por tempo de duração e não por repetição do movimento, como nas academias convencionais. As repetições, dentro do tempo de 30 segundos, são feitas de acordo com o ritmo e a capacidade física de cada aluno para evitar constrangimentos para aqueles que têm menor força muscular.

Um fisioterapeuta acompanha a evolução dos alunos por meio de avaliações periódicas. Quando necessário, há medição da pressão arterial no início, durante e ao final de cada circuito, além do controle constante da freqüência cardíaca.

Serviço
40+ Academia
Telefone: (19) 3203-5178

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda Camargo




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas