Novidades
Campanha nacional de alerta ao zumbido

Ciclo de palestras gratuitas passará pelas capitais brasileiras esclarecendo a população e comunidade médica de cada região

Capitaneada pela Prof. Dra. Tanit Ganz Sanchez, inicia-se no próximo dia 27 de Março, a Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido - movimento que tem como objetivo chamar a atenção da comunidade médica e do público local para o sintoma que já atinge 28 milhões de brasileiros e 17% da população mundial, e continua crescendo progressivamente.

Depois de um ano de grande repercussão nacional e internacional, incluindo a conquista pioneira da sede do próximo Congresso Mundial de Zumbido, que trará para o Brasil os 300 principais experts internacionais, a causa ganha força para percorrer as principais capitais brasileiras e conscientizar a população e os profissionais sobre o problema que vem crescendo cada vez mais em todas as idades, desde adolescentes a idosos, como consequência do abuso de aparelhos eletrônicos, exposição a ambientes ruidosos, aumento do estresse profissional e erros alimentares, entre outras causas.

Mesmo prejudicando a qualidade de vida de muitos pacientes, limitando atividades diárias como o sono, concentração e vida social, e causando depressão, o Zumbido não é ensinado nas faculdades nem nos programas de residência médica, não sendo reconhecido pela comunidade médica. Grande parte dos sofredores busca informações sobre o sintoma e se decepciona com a falta de conhecimento dos profissionais da saúde, criando assim uma demanda de portadores que deixa de ter acesso ao tratamento em todas as regiões do país.

A especialista, Dra Tanit, reconhece a Campanha como a grande oportunidade para mobilizar pessoas por uma causa que ensina como tratar o zumbido e a prevenir a perda de audição, já que o Zumbido significa um alerta precoce do corpo para possíveis doenças otorrinolaringológicas, neurológicas, endocrinológicas, musculares, odontológicas ou psicológicas. Além disso, vai aproximar, em cada cidade, aqueles que sofrem com o zumbido daqueles que poderão ajudar a tratá-lo, recuperando a qualidade de vida.

Com início na cidade de São Paulo, a Campanha esclarecedora contará com duas palestras gratuitas ministradas em cada capital pela Dra. Tanit, otorrinolaringologista especialista em Zumbido e precursora das pesquisas para desmistificar o sintoma no Brasil. A primeira palestra será dirigida ao público e abordará o tema: Zumbido - o que seu ouvido e seu cérebro têm a dizer, para que os acometidos compreendam o sintoma e que principalmente considerem a informação de que atualmente, o zumbido pode ter cura. Para chamar a atenção da comunidade médica, será ministrada outra palestra para especialistas das áreas de otorrinolaringologia, fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia com o tema: Estratégias personalizadas de tratamento do Zumbido e a importância atual do enriquecimento sonoro.

A Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido tem início no próximo dia 27/03, sexta-feira, na cidade de São Paulo.

Local: no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza

Palestras:

1) as 16h aberta ao público

2) 20h restrita a profissionais.

As confirmações devem ser enviadas para o e-mail: campanhazumbido@bancodenoticia.net

As palestras são gratuitas, mas pede-se a doação de um kg de alimento não perecível ou um pacote de fraldas (infantis ou geriátricas) - material que será doado a instituição de assistência à população carente.

Além de São Paulo, a Campanha Nacional passará em 2009 pelas cidades de Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Campo Grande e Cuiabá e, em 2010, pelas demais capitais brasileiras.


Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Especialista fala sobre Zumbido

2) Quem disse que o Zumbido não tem cura?

3) Zumbido, um sintoma que afeta mais de 28 milhões de brasileiros

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Otorrino e Saúde com Dr. Mauricio Kurc




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas