Novidades
Nova tecnologia otimiza o treinamento de atletas e esportistas amadores

O que há de mais moderno e sofisticado no mundo para a realização do teste ergoespirométrico – ou cardiopulmonar – está disponível aos pacientes do Hospital São José, unidade integrante do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.bpsp.org.br), maior complexo hospitalar privado da América Latina.

A última versão internacional adquirida do equipamento para a realização do teste ergoespirométrico permite avaliar com precisão digital, e a cada respiração, o desempenho do organismo para as atividades físicas, desde as cotidianas até as de elevado nível atlético.

Durante o teste, além da análise contínua do eletrocardiograma, dos sintomas, da pressão arterial e dos batimentos cardíacos antes, durante e após o exercício. Esta sofisticada tecnologia de precisão verifica diretamente, em cada respiração, o consumo de oxigênio, a produção de gás carbônico e a ventilação pulmonar. Paralelamente, avançados softwares permitem identificar a eficiência ventilatória, o rendimento cardíaco e o tipo de metabolismo utilizado nas diferentes fases do exercício, possibilitando individualizar a melhor prescrição de exercícios, otimizando a performance para as diferentes modalidades esportivas.

“Com o teste ergoespirométrico conseguimos diagnosticar a capacidade física máxima individual e planejar estratégias de avanços no desempenho de atividades esportivas, fazendo com que a pessoa aproveite da melhor maneira o seu treinamento, com economia e performance otimizada”, afirma o Dr. Almir Sérgio Ferraz, titular da Divisão de Métodos Gráficos do Hospital São José. “Independente da modalidade, todo atleta profissional precisa, obrigatoriamente, realizar o teste para atingir suas metas de desempenho físico”, alerta o médico.

Classificado como “padrão ouro”, o exame também é essencial para quem pratica esportes de forma amadora. Afinal, todos devem deixar o sedentarismo de lado, mas com total segurança, e o teste viabiliza a prática criteriosa e eficiente de exercícios físicos. “Com tanta gente morrendo por falta de orientação adequada, o teste ergoespirométrico é a melhor opção para se prevenir muitas tragédias”, lembra o Dr. Almir, que classifica este novo exame como a evolução atual do teste ergométrico clássico que tem limitações diagnósticas.

Mas os benefícios deste teste vão muito além do contexto esportivo. Indispensável em situações de pré e pós-transplante cardíaco, ele também propicia diagnósticos precisos de inúmeras doenças cardíacas, pulmonares, musculares e até psicogênicas que possam interferir na capacidade física e na qualidade de vida das pessoas.

QUANDO O TESTE É INDICADO

- Avaliação e programação de treinamento físico para atletas amadores e profissionais;

- Avaliação do grau de comprometimento físico e metabólico em insuficiência cardíaca;

- Programação de reabilitação cardiovascular em doenças cardíacas;

- Avaliação funcional de doenças pulmonares obstrutivas e restritivas;

- Medida objetiva e direta do consumo de oxigênio em qualquer situação, fornecendo ferramentas para correções e melhorias na sua utilização pelo organismo;

- Diagnóstico diferencial das dispnéias “falta de ar”.

ATLETA DE FIM DE SEMANA

De acordo com o médico, praticar esse tipo de “modalidade” pode ser pior que se manter totalmente sedentário. O exercício só tem valor quando praticado com periodicidade mínima de três vezes por semana, alternadas, durante pelo menos 30 minutos ao dia. “Menos que isso ele pode trazer dores musculares e o condicionamento físico dificilmente será alcançado”, garante. Em outras palavras, o exercício não é como vacina, que garante imunidade por longos períodos com apenas uma dose; precisa ser realizado sempre, com freqüência e intensidade bem definidas e a sua interrupção leva inexoravelmente aos efeitos negativos do sedentarismo em curto espaço de tempo.

Artigos relacionados:

1)Ergoespirometria

2)Teste ergométrico

3)Você é um atleta de final de semana?

Veja mais sobre o assunto na Coluna de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de F. de Arruda Camargo




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas