Novidades
Dez perguntas sobre os seus óculos escuros

Tire suas dúvidas sobre óculos escuros com a oftalmologista Elaine Alarcon, do Vita Check-up Center, da Barra da Tijuca.

1- Óculos escuros precisam de receita médica?

- Sim, como todos os óculos. O médico poderá em sua prescrição indicar a necessidade ou não do uso de grau, o tipo da lente, a presença de anti-reflexo (que diminui a fadiga dos olhos e permite maior conforto) e, invariavelmente, a proteção Ultra Violeta (existem raios UV nos tipos A e B) maior que 97%.

2- Em que caso (s) é necessário o uso dos óculos escuros?

- Sempre que a pessoa se expor aos raios ultravioleta do sol, principalmente quando sua incidência está maior, entre 10 e 15 horas. Esportistas como alpinistas, esquiadores, pescadores, velejadores e quem trabalha ao ar livre são expostos a altas doses de raios U.V., diretamente e por reflexo, por isso, devem fazer uso do óculos escuros. A recomendação também vai para os pacientes que usam medicamentos fotosensibilizadores (diuréticos, anti-hipertensivos, antidiabéticos, anticoncepcionais, antibióticos e até adoçantes artificiais como os ciclamatos) e os que foram submetidos à cirurgia ocular (pterígio, catarata, cirurgia refrativa para correção de grau). Vale a pena ressaltar que a proteção U.V. pode e deve estar presente também em lentes incolores, em especial em trabalhadores sob iluminação fluorescente por mais de 40 horas semanais e usuários de computadores.

3- Os óculos com proteção U.V.A são eficazes?

Sim, parcialmente. O UVA passa pela córnea e é particularmente nocivo ao cristalino e à retina, portanto sua proteção é eficaz para estas áreas nobres, mas não devemos esquecer dos raios U.V.B, que estão em menor escala, porém provocam danos à córnea, como a fotoceratite. A exposição crônica ao sol e efeitos acumulativos de uma exposição normal aos raios U.V. sem proteção adequada podem provocar catarata, degeneração macular, pterígio e câncer ocular.

4- Como fazer a higiene dos óculos?

Limpar as lentes com água corrente e sabão neutro e, quando existirem, trocar as plaquetas de 3 em 3 meses.

5- Quais são os cuidados ao comprar os óculos escuros?

Não compre em locais onde não se saiba a procedência (ambulantes, por exemplo); compre sempre em óticas confiáveis, que lhe dê garantia sobre o produto; observe se o material é de boa qualidade e não confie nos “selinhos”, pois não são garantia de proteção U.V. E leve sempre o óculos ao seu oftalmologista para conferência.

6- De quanto em quanto tempo é necessário fazer um exame de vista?

Como rotina, anualmente. Porém, se detectada alguma patologia, o acompanhamento pode variar entre de quatro em quatro meses ou semestral.

7- Que tipo de lente é melhor, cristal ou resina?

Resina. A lente de cristal além de mais pesada, quebra com facilidade e não permite uma coloração tão homogênea.

8- A lente de plástico (ou acrílico) deve ser evitada? Por quê?

Sim. Lentes de plástico prensado não têm proteção U.V., além de muitas vezes causarem aberrações ópticas (distorções na imagem).

9- Óculos de grau com aplicação de escurecimento U.V. tem inconveniente?

De forma nenhuma. Se o paciente necessita de óculos de grau para longe, seus óculos escuros também devem ter grau (dioptria) e a necessária proteção U.V.A/U.V.B.

10 - A armação deve ser escolhida de acordo com o rosto do paciente?

Sim. A armação deve estar confortável e adequada ao rosto do usuário por motivos estéticos e técnicos. Para melhor qualidade de visão e adaptação, na escolha dos óculos levamos em consideração a prescrição médica (grau, indicação de multifocal ou óculos para longe, etc.) e seu uso (no computador, para dirigir, para esporte). Estas considerações são variáveis e uma armação adequada ao rosto influencia no resultado final, pois precisamos adequar o centro óptico, altura, distância entre as pupilas etc. Por isso, um consultor óptico pode ajudar para a qualidade de seu atendimento.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas