Novidades
Novo exame para diagnosticar e tratar a enxaqueca

Diagnosticar a enxaqueca para fazer um tratamento adequado sempre foi um desafio. De acordo com o estudo feito pelo neurologista Dr. Maurice Vincent, com a neuroimagem é possível explorar o cérebro e saber como proceder

No mundo 240 milhões de pessoas sofrem cerca de 1,4 bilhão de crises de enxaqueca por ano, atinge 16 % das mulheres e 4% dos homens. Interfere na vida profissional e afetiva das pessoas, prejudicando o desempenho e o lazer, pois os enxaquecosos desenvolvem fobias, instabilidade de humor, irritação e tendem a não assumir compromissos por temerem não cumpri-los. A diminuição da produtividade e da vida social de pessoas que sofrem de enxaqueca resulta num prejuízo de aproximadamente 17 bilhões de dólares nos EUA.

Segundo estudo apresentado pelo Dr. Maurice Vincent, no Congresso Brasileiro de Neurologia, a neuroimagem está sendo utilizada para explorar partes de cérebro em enxaquecosos para auxiliar em seu diagnóstico e tratamento. Com auxilio de técnica de ressonância magnética, é possível analisar discretas alterações anatômicas em diversas regiões do cérebro, como o córtex cerebral e o cerebelo - área responsável pelo equilíbrio e coordenação motora - além de sugerir possíveis adaptações no tecido cerebral em decorrência de constantes crises.

A crise de enxaqueca pode durar de 4 a 72 horas e os sintomas incluem ataque de dor de cabeça intensa, geralmente unilaterais, acompanhada de náuseas, vômitos, intolerância a sons e luz. Incômodos de luz no campo visual, dormência nos braços, perda da linguagem podem antecipar a enxaqueca. Tomar analgésicos elimina a crise, mas o paciente continua suscetível às dores. A profilaxia medicamentosa é a melhor alternativa terapêutica, com resultados positivos em mais de 75% do pacientes.

O XXIII Congresso Brasileiro de Neurologia aconteceu entre os dias 16 a 21 de agosto, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA). Outras informações no site www.neuro2008.com.br

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Neurologia e saúde com Dr. Paulo Caramelli




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas