Novidades
Novo tratamento para o câncer

NOVO TRATAMENTO TRAZ ESPERANÇA A PACIENTES COM CÂNCER

Único na América do Sul, o Novalis 4D, equipamento de radiocirurgia, foi adquirido pelo hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo por 6 milhões de reais, investimento que poderá salvar muitas vidas, inclusive de quem não tem convênio nem pode pagar por um atendimento particular.

A Radiocirurgia é um dos mais avançados métodos não-invasivos para tratamento de tumores cerebrais. Chegou ao Brasil em 1990 e, de lá para cá, tem ajudado a muitas pessoas que sofrem com esse tipo de câncer. Entretanto, pacientes que apresentam tumor em qualquer outra parte do corpo até hoje não podiam receber os benefícios dessa tecnologia.

Com a nova aquisição do Beneficência Portuguesa de São Paulo, a radiocirurgia, que consiste na aplicação de alta dose de radiação em área específica, com alta precisão e sem afetar os tecidos sadios ao redor, também poderá ser aplicada em lesões que são não fixas, como na próstata e pulmão. Devido aos vários movimentos do organismo, sejam eles causados pela respiração, articulações ou vísceras, os tumores são móveis, o que impossibilitava a irradiação pelos equipamentos convencionais.

Porém, o Novalis 4D faz uso contínuo de escopia tridimensional por RX e navegação por infravermelho durante todo o procedimento de irradiação, localizando constantemente a lesão que está em tratamento e fazendo as correções necessárias de forma robótica para que o local permaneça milimetricamente na área correta.

Com o novo equipamento do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo será possível, pela primeira vez no Brasil, tratar tumores fora do cérebro. Quem sofre com tumores de coluna vertebral e medula espinal, até então considerados de alto risco para serem tratados com a radiocirurgia, também serão beneficiados.

A complexidade e o alto custo dos equipamentos tornam a radiocirurgia um procedimento ainda pouco utilizado no Brasil. Além da sofisticação tecnológica, o procedimento exige uma equipe altamente treinada e multidisciplinar, com neurocirurgiões, radioterapeutas e físico-médicos especialistas em radiobiologia. Com o Novalis 4D será reduzido o tempo de atendimento pela metade e, conseqüentemente, também a exposição do paciente, o que irá gerar menos estresse de tratamento.

CÂNCER: NÚMEROS DO BRASIL CRESCEM ANO A ANO

Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), do total de 58 milhões de mortes ocorridas no mundo, o câncer foi responsável por 7,6 milhões, o que representou 13% de todas as mortes. Os principais tipos de câncer com maior mortalidade foram: pulmão (1,3 milhão); estômago (cerca de 1 milhão); fígado (662 mil); cólon (655 mil); e mama (502 mil).

Do total de óbitos por essa doença ocorridos em 2005, mais de 70% aconteceram em países de média ou baixa renda (WHO, 2006). Estima-se que em 2020 o número de casos novos anuais seja da ordem de 15 milhões, sendo que cerca de 60% deles surgirão em países em desenvolvimento. É também conhecido que pelo menos um terço dos casos de câncer que diagnosticados anualmente no mundo poderiam ser prevenidos.

Os tumores de pulmão (902 mil casos novos) e próstata (543 mil) são os mais freqüentes no sexo masculino, enquanto que nas mulheres os de maiores ocorrências são os tumores de mama (1 milhão de casos novos) e de colo do útero (471 mil).

No Brasil, as estimativas para o ano de 2008 - válidas também para 2009 - apontam que serão mais 466.730 pacientes com câncer. Os tipos mais incidentes, à exceção do câncer de pele do tipo não melanoma, devem acompanhar o mesmo perfil da magnitude observada no mundo hoje.

UM DOS MAIORES DO MUNDO

Como iniciativa pioneira, em 1993 o Beneficência Portuguesa SP instalou o Serviço de radiocirurgia. Com equipe de profissionais de destaque na área e mantendo sempre equipamentos atualizados e de ponta, o serviço é referencia nacional e internacional, tendo realizado mais de 4 mil radiocirurgias. Em média, mais de 100 pacientes são tratados por mês, um recorde absoluto no Brasil. A radiocirurgia e a radioterapia estereotáxica são procedimentos ambulatoriais, e os pacientes podem ser atendidos em um dia de estadia no hospital sem precisar de internação, reduzindo, assim, o custo final do procedimento.

O Beneficência Portuguesa de São Paulo nasceu em 2 de outubro de 1859. Hoje está entre os maiores complexos de saúde da América do Sul, instalado em seis edifícios e mais de 110 mil metros quadrados. São cinco mil funcionários, dos quais 1,5 mil médicos especialistas.

Com uma equipe tão plural, o incentivo à formação de profissionais qualificados é uma constante. Há mais de 30 anos mantém uma escola de auxiliares de enfermagem gratuita, onde os alunos recebem formação curricular acrescida de 1.300 horas/aula. Mais de 3 mil profissionais se formaram no hospital, que também oferece cursos de pós-graduação Lato Sensu em vinte especialidades como Cardiologia Clinica, Transplante de Fígado, Craniofacial, Neurocirurgia, entre outros. A residência médica realizada pela Beneficência Portuguesa de São Paulo é reconhecida pelo Mec – Ministério da Educação e Cultura.

Além disso, dispõe dos mais avançados equipamentos de diagnósticos e terapêutica e possui uma dos maiores centros mundiais de cardiologia. Em julho de 2007, por exemplo, uma das cinco equipes da BP, liderada pelo cardiologista José Armando Mangione chegou à casa de 100 mil cateterismos e demais exames em cardiopatas. Outro fato marcante em cardiologia ocorreu em 1985, quando a equipe do Dr. Zerbini realizou o primeiro transplante de coração da historia da Beneficência.

Considerado um centro de referência em transplantes, entre 1973 e 2007 foram realizados 3.345 transplantes de coração, fígado, medula, rim, pulmão, entre outros. Um caso raro e inédito foi realizado em 93, quando um paciente passou a viver com dois corações. Cinco anos depois foi realizado o primeiro transplante bilateral de pulmão e o primeiro transplante conjunto de coração e pulmão com êxito no Brasil.

São mais de 1920 leitos e 64 salas cirúrgicas que garantem o atendimento de mais de 300 mil pessoas por ano.






Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas