Novidades
Campanha sobre a atuação do dermatologista

Campanha orienta sobre atuação do dermatologista

SBD RESP quer mostrar à população que é importante consultar um dermatologista sempre que for identificado um problema relacionado com a pele, cabelos e unhas

A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD RESP) iniciou uma campanha institucional para orientar a população sobre a atuação do dermatologista. Através de outdoors afixados nos terminais rodoviários do Tietê e da Barra Funda, em São Paulo, onde passam anualmente cerca de 75 milhões de passageiros, a entidade está mostrando que é importante consultar um médico dessa especialidade sempre que o problema identificado estiver relacionado com a pele, cabelo e unhas.

Segundo o presidente da SBD RESP, Dr. Dilhermando Calil, a campanha pretende tornar pública a abrangência da atuação dos dermatologistas, que vai desde o tratamento da calvície, acne, micoses, furúnculos, alergias, câncer da pele, hanseníase e doenças sexualmente transmissíveis, até a área estética, como cosmiatria, cirurgia dermatológica, peelings, preenchimentos, aplicação de toxinas botulínicas, fototerapia, laser, etc, “para que não haja nenhum viés no diagnóstico, na conduta e no acompanhamento das alterações cutâneas”.

A campanha pretende lembrar que o dermatologista é a autoridade máxima sobre quaisquer questões que envolvam a pele, cabelos, pêlos e unhas de adultos e crianças. “O médico dermatologista é o único profissional habilitado para diagnosticar e tratar essas doenças, mas muitas vezes as pessoas não se apercebem disso. As manifestações cutâneas podem ser decorrentes de doenças internas, e nesses casos o dermatologista tem a necessária expertise para identificá-las e, conforme o caso, encaminhar o paciente para outros especialistas”, explica o presidente da SBD RESP.

Para ele, nos últimos 20 anos houve um rápido crescimento da Dermatologia no Brasil, com destaque para as áreas de cosmiatria e cirurgia dermatológica. “Queremos mostrar que a Dermatologia não se resume à área estética. Com o avanço do conhecimento científico ocorrido nos últimos anos, novos procedimentos e tecnologias foram incorporados no tratamento das mais de duas mil doenças de pele existentes. Isso permitiu aos especialistas em dermatologia fazerem os diagnósticos de forma mais precisa, adotando técnicas que oferecem um leque de tratamento jamais visto”, afirma.

Calil diz que esse resultado deveu-se ao empenho de vários dermatologistas. “Dentro e fora das universidades, respaldados técnica e eticamente com seriedade e comprometimento, eles procuraram manter a Dermatologia como especialidade médica”, afirma. Segundo o dermatologista, “todos têm um denominador comum: participam efetivamente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), órgão oficial que nos representa e congrega, reconhecido pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Federal de Medicina”. E ele faz um alerta: “Cursos e workshops de fim-de-semana, oferecidos por entidades que não são ligadas à SBD, estão formando pseudo-especialistas. A população precisa estar atenta a isso para não ser tratada por profissionais não-habilitados”, finaliza.

A SBD RESP também divulgará a campanha em seu website (www.sbd-sp.org.br), que é sempre atualizado com informações sobre o diagnóstico e tratamento das doenças dermatológicas e traz orientação sobre as questões que envolvem a Dermatologia, tanto para o público leigo como para médicos.






Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas