Novidades
Médicos debatem doença arterial periférica, a aterosclerose, em Curitiba

Médicos debatem doença arterial periférica em Curitiba

Com o apoio da Libbs Farmacêutica, o evento vai capacitar médicos para a identificação precoce da doença que reduz em dez anos a expectativa de vida dos pacientes

No dia 5 de abril, médicos de Curitiba participam do curso sobre a doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) do Grupo de Estudo no Rastreamento Arterial (GERAR). A palestra faz parte do 3° módulo do projeto e será ministrada pelo cardiologista Dr. David Brasil. O GERAR reúne médicos e pesquisadores de diferentes especialidades, entre elas, cardiologia, geriatria e cirurgia vascular, com o objetivo de promover o avanço e o aperfeiçoamento das diversas patologias relacionadas à doença arterial no Brasil. Com o apoio da Libbs Farmacêutica, o grupo discutirá os avanços em tecnologia de diagnósticos da doença aterosclerótica em três cidades brasileiras: Curitiba, Rio de Janeiro e Brasília.

A Doença Arterial Obstrutiva Periférica (ou simplesmente DAOP) é caracterizada pelo depósito de gordura nas paredes das artérias dos membros inferiores. Seu principal sintoma é a chamada claudicação intermitente: dores, desconforto ou formigamento na barriga da perna provocada pela caminhada, que desaparece em até cinco minutos depois de parar de andar (como se fosse “angina” nas pernas) e que pode voltar com as mesmas características se a pessoa reiniciar a caminhada. A identificação e o tratamento da doença arterial obstrutiva periférica é de extrema importância para a saúde da população, pois pacientes portadores da doença apresentam alto risco de sofrer infarto, derrame cerebral e morte. Além disso, a presença da DAOP reduz em dez anos a expectativa de vida do paciente.

Segundo o coordenador executivo do GERAR, Dr. Wagner C. Pádua Filho, o grupo de estudos foi criado para estudar a fisiopatologia das doenças arteriais, como aterosclerose, hipertensão arterial, dislipidemias, doença arterial obstrutiva periférica, etc., tendo como objetivo o diagnóstico precoce, por meio da divulgação dos principais fatores de risco para seu desenvolvimento. “Faremos a integração dos conhecimentos fisiopatológicos e dos métodos diagnósticos disponíveis para rastrear clinicamente a doença aterosclerótica de maneira precoce”, afirma ele.

Para abordagem e discussão de todos os assuntos, foi desenvolvido um programa científico, dividido em três módulos, com carga horária de 3 horas por módulo, sendo que em cada módulo será discutido um tema diferente: hipertensão, dislipidemia e doença arterial obstrutiva periférica. A participação no curso vale pontos para revalidação do título de especialista em cardiologia.

SERVIÇO:

Módulo 3 – Doença Arterial Obstrutiva Periférica – Grupo de Estudo no Rastreamento Arterial (GERAR)

Temas: Aterosclerose não coronária: Diagnóstico e Tratamento, Índice Tornozelo-Braquial (ITB), Laboratório de ITB

Data: 5 de abril de 2006

Local: Curitiba – PR

Mais informações: www.ecmbrasil.com.br




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas