Novidades
Depressão e suicídio afetam cerca de 15% dos idosos no Brasil

30/12/2015

Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia defende implantação de medidas que reduzam a prevalência da depressão

O Brasil possui atualmente mais de 20 milhões de idosos, representando 12% do total da população, de acordo com o IBGE. Pesquisa publicada na Revista Brasileira de Psiquiatria revela que 10% da população mundial idosa sofre de algum grau de depressão. O estudo internacional, conduzido pela Universidade de Sidney (Austrália), analisou idosos também no Rio de Janeiro, que apontou uma incidência de 15% de depressivos.

A depressão, geralmente associada a perdas acumuladas ao longo da vida, se tornou o principal fator da alta taxa de suicídio de homens e mulheres acima dos 70 anos. Para a presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Nezilour Lobato Rodrigues, os sintomas ignorados são os definitivos. “Comparado com outras faixas etárias, os idosos tendem a se queixar mais de sintomas somáticos e cognitivos do que de humor deprimido, sintomas afetivos ou culpa”, afirma.

Estatísticas do Ministério da Saúde mostram que as taxas de suicídio na população em geral no país passaram de 4 para 4,8 em 100 mil habitantes, de 1980 a 2008. O crescimento ocorreu principalmente na população masculina, na faixa acima dos 60 anos de idade.

Diversos fatores estão associados ao aumento do suicídio entre idosos de ambos os gêneros. Destacam-se as doenças degenerativas como Parkinson ou Alzheimer, a exposição prolongada à dor, luto pela perda de parentes referenciais, além de sentimento de isolamento e solidão.

Os idosos não comunicam sua intenção e planejamento suicida e eventualmente, quando comunicam, são menos ouvidos. "Os idosos com depressão e seus familiares devem ser interrogados rotineiramente sobre pensamentos de morte e ideação suicida, já que o maior índice de suicídios registrados ocorre na população idosa, principalmente entre homens acima de 70 anos", comenta a geriatra e presidente da SBGG. A falta de apoio familiar fortalece o empenho para tornar a tentativa de suicídio “bem-sucedida”. Enquanto em outras faixas etárias a relação fica na faixa de 100 a 200 tentativas para uma morte consumada, nos idosos ela é de 2 a 3, de acordo com os números oficiais.

Como o histórico de tentativas prévias de suicídio entre idosos é incomum, a SBGG destaca a importância da criação de medidas para a redução da prevalência da depressão. Entre elas, a busca de prevenção e tratamento das doenças crônicas; suporte social adequado e prevenção do isolamento social, além de meios de compensação para danos funcionais.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas