Novidades
Os Sabotadores do Emagrecimento

05/10/2015

No começo as pessoas se mostram decididas: chegou à segunda feira e agora vai! Está na hora de começar a perder peso! Costumam consultar um o médico, realizar exames e verificar que está tudo bem. Começa a pratica de exercícios, acompanhamento com nutricionista e aquela dieta personalizada. No início observa-se sim a perda de peso, mas com o passar dos dias o ponteiro da balança parece que estagnou e desanimamos. Pensamos: o que será que aconteceu? Será que a balança quebrou? O cardápio que não foi tão bem elaborado? Será que o médico não é tão bom assim? Mas não é nada disso, o que pode estar acontecendo: existem sabotadores. Dra Viviane Christina de Oliveira Endocrinologista e Metabologista da Endoquali, explica o que é e como agem os sabotadores da perda de peso:

“Sabotadores são os nossos inimigos internos que criam padrões de comportamento em resposta a situações corriqueiras da vida. Esse comportamento que você não compreende o mantém preso a velhos hábitos e o impede de realizar uma mudança positiva. Muitas vezes eles são inconscientes e se apresentam sob a forma de resistência, medo e dúvida quando o seu corpo e mente se aproximam da mudança desejada”, explica Dra. Viviane.

Quando em um processo de perda de peso se conhece sobre seus sabotadores e trás a consciência o que pode minar a vontade de realização é muito mais fácil mudar o comportamento e cumprir o plano de ação para perder peso. Para facilitar este processo, seguem comportamentos identificados como sabotadores no processo de perda de peso:

- Não seguir a dieta e educação alimentar prescrita por um nutricionista. Radicalismos são extremamente perigosos e torna muito mais fácil a compulsão.

- Ir a restaurantes com frequência e ao ver um prato cheio de comida pensar que tem de esvaziá-lo.

- Ansiedade, estresse, solidão ou depressão, e acabar comendo em excesso.

- Não tratar a ansiedade e o estresse com atividades que proporcionam o bem estar.

- Não cumprir a atividade física do dia porque está chovendo, porque está quente demais, porque estou cansado ou porque fiz ontem.

- Os exames clínicos dizem que está acima do peso, mas amigos ou pessoas do convívio dizem que está “super bem assim” e acabar questionando se realmente precisa perder peso.

- Hábitos alimentares incorretos da família. Seguir a dieta com muitas tentações à frente se torna um desafio.

- Passeios e momentos de lazer em atividades que envolvam comida a vontade e nenhuma atividade física. Exemplo: happy hour, cinema com pipoca, jantares, etc.

- Não ter o hábito de ler e avaliar os rótulos dos alimentos. Muitas vezes uma simples salada com “molhos inocentes” se tornam uma bomba calórica.

- Não conseguir dizer não a uma oferta que pode colocar a sua dieta a perder.


Dra. Viviane Christina de Oliveira conta, que a chave para eliminar os sabotadores está na consciência das emoções, que trará consciência sobre o corpo e escolhas. Uma dica simples é fechar os olhos, prestar atenção no seu coração e perceber como se sente emocionalmente. Sem nenhum tipo de envolvimento, o ideal é concentrar-se e observar os sentimentos. Tornar-se expectador de si mesmo e neste momento perceber como está o corpo e sintonizando-se com as sensações físicas. Ou seja, vivenciar o que o corpo está vivenciando. Após esta interiorização, refletir sobre as escolhas e a melhor forma de tomar as decisões que precisa. “Tente fazer isso diariamente, sem expectativas nem preconceitos. Com o tempo as mudanças acontecerão naturalmente e você irá superar seus sabotadores tendo a mente livre de condicionamentos antigos. Não é preciso sofrer e seus objetivos de perda de peso estarão ao seu alcance. “ Completa Dra. Viviane.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas