Novidades
Doenças do inverno, vejam aqui quais são

13/04/2015


Durante o inverno, nota-se o aumento de incidência de doenças respiratórias como asma, rinite, bronquite, sinusite, infecções respiratórias, além de gripe e pneumonia


Logo abaixo as doenças mais comuns no inverno:

Asma: caracterizada pela inflamação, inchaço e estreitamento dos brônquios, o que dificulta a passagem do ar. É considerada uma doença inflamatória, com vários fatores desencadeantes, como substâncias ou produtos que irritam as vias aéreas (pó, produtos de limpeza, perfumes, etc.), infecções virais, atividade física intensa e até fatores emocionais. Os sintomas mais frequentes durante uma crise de asma são a tosse, o chiado na expiração, a falta de ar e a sensação de aperto ou opressão no peito, podendo variar de intensidade conforme cada caso.

Rinite alérgica: normalmente é causada após o contato com poeira, mofo, cheiros fortes, produtos químicos, cigarro, mudanças de temperatura e umidade. O quadro de rinite tem evolução crônica, com períodos de melhora e piora. Sintomas: desde coriza, espirros, coceira no nariz até obstrução nasal.

Bronquite: é facilmente confundida com a asma e se caracteriza por uma inflamação dos brônquios e bronquíolos, que provoca um inchaço na mucosa e dificulta a passagem do ar. Em decorrência disso, produz-se o chiado à inspiração e expiração características da doença. A tosse e a produção crônica de secreção são marcantes. As origens da bronquite podem variar desde as mais comuns, como a gripe, até o cigarro, a poluição e a inalação de gases tóxicos.

Sinusite: inflamação de vias respiratórias superiores conhecidas como seios paranasais geralmente associada a um processo infeccioso por vírus, bactéria ou fungo, mas que também pode estar associado a uma alergia ou a inalação de poluentes. Está fortemente associada a outras infecções das vias superiores como rinite, asma, bronquite, amigdalite e faringite.

Gripe: Infecção respiratória causada pelo vírus influenza tipos A e B e altamente contagiosa. Sintomas: cansaço extremo, febre por dois ou três dias, dores no corpo, de cabeça e na garganta, coriza.

Pneumonia: tem origem a partir de infecções virais, bacterianas ou alérgicas. Quase metade dos quadros de pneumonia é causada por vírus. A maior parte deles ataca o aparelho respiratório superior. Os pulmões sofrem um processo inflamatório e o espaço ocupado pelo ar é preenchido por líquido e pus. Assim, o oxigênio encontra dificuldade em atingir o sangue e, dependendo da gravidade, a pneumonia pode ocasionar a falta de ar. Sintomas: febre alta, tosse com fortes dores no peito, catarro e dificuldades para respirar.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas