Novidades
SP ganha maior hospital especializado em câncer da América Latina

Gerenciamento será da Faculdade de Medicina da USP

O governo do Estado de São Paulo entregou hoje o maior hospital especializado em tratamento de câncer da América Latina. O Instituto do Câncer de São Paulo “Octavio Frias de Oliveira”, na capital paulista, é fruto do investimento de R$ 270 milhões em obras e equipamentos e irá receber pacientes encaminhados de todo o Estado para atendimento de casos que necessitem de cuidados especializados.

Com 580 leitos, o novo hospital terá gestão da Faculdade de Medicina da USP, responsável também pelo gerenciamento do Hospital das Clínicas. Além do atendimento médico, os profissionais da instituição desenvolverão atividades de ensino e pesquisa, de acordo com o modelo de ensino médico introduzido pela FMUSP no país. O objetivo é dotar o instituto das condições necessárias para se posicionar como centro de pesquisa de referência em nível internacional na área do câncer, inclusive no desenvolvimento de novos fármacos e tratamentos.

Do total de leitos, 84 serão de UTI e terapia semi-intensiva e 30 de hospital dia, além de vagas específicas de observação, recuperação pós-anestésica e cuidados paliativos, dentre outras. Com o novo hospital, a cidade de São Paulo terá três vezes mais vagas públicas exclusivas para tratamento de pacientes com câncer.

Quando estiver em pleno funcionamento, o novo hospital realizará por mês cerca de 1,5 mil internações, 33 mil consultas ambulatoriais, 1,3 mil cirurgias, 6 mil sessões de quimioterapia e 420 de radioterapia. Haverá cerca de 120 consultórios médicos. O custo anual do instituto foi estimado em R$ 190 milhões.

Inicialmente o novo instituto irá oferecer atendimento ambulatorial em oncologia clínica e ginecológica, além de quimioterapia e 12 leitos de UTI. Também entrarão em operação na primeira fase todas as unidades de apoio, como nutrição, SAME, vestiários, refeitório, central de almoxarifado, farmácia e rouparia.

Até o final deste ano está prevista a ampliação do atendimento ambulatorial e início das internações clínicas e cirúrgicas. O hospital deverá estar com todas as suas áreas em operação até o fim de 2009, incluindo o serviço de radioterapia.

A assistência prestada será inovadora, ao permitir que o paciente tenha todas as fases de seu atendimento, do diagnóstico à reabilitação, integradas no mesmo local.

“O novo instituto representa o que há de melhor no atendimento de casos oncológicos, com equipamentos de ponta e profissionais altamente especializados. O Estado de São Paulo dará um salto de qualidade sem precedentes nessa área”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

“É um grande desafio dirigir um hospital desta magnitude. A população pode ter certeza de que contará com o que há de mais moderno em recursos para tratamento do câncer e atendimento de nível internacional. Será um centro de excelência que vai atuar sempre na busca de conhecimentos científicos que auxiliem na luta contra a doença", afirma Giovanni Cerri, professor da USP e diretor geral do novo instituto.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas