Novidades
Rinite, como cuidar e tratar?

03/03/2015

Dicas para curtir a estação mais quente do ano sem espirros, coriza e outros indesejáveis sintomas da doença

Engana-se quem pensa que as crises de rinite só acontecem no inverno. Quem convive com o problema sabe que a doença pode se manifestar durante o ano todo, inclusive nos dias mais quentes e ensolarados do verão.



A poluição, a poeira, a exposição ao ar-condicionado ou ventilador e as mudanças bruscas de temperaturas são alguns dos fatores que podem desencadear as crises e provocar os incômodos sintomas da rinite, como obstrução nasal, coriza, dor de cabeça, espirros e tosse.

A rinite alérgica é causada por uma reação inflamatória das mucosas nasais, desencadeada por um corpo estranho no organismo (alérgeno) e frequentemente seus sintomas são confundidos com resfriado ou gripe. “Embora muitos considerem a rinite uma doença banal, ela é um problema de saúde pública que afeta diretamente a qualidade de vida e a rotina diária dos portadores, em função da má qualidade respiratória e do impacto no sono”, destaca o alergologista João Ferreira de Mello Júnior, professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Dados brasileiros sobre o impacto da rinite alérgica demonstram que mais de 60% dos pacientes sentem-se ansiosos, cansados e irritados em decorrência dos sintomas da doença. Quase 30% apresentam dificuldade para dormir e manter um sono tranquilo e contínuo, o que ocasiona sonolência diurna. Cerca de 50% relatam que a rinite alérgica apresenta impacto nos seus afazeres diários, reduzindo sua produtividade profissional e escolar em 40% quando estão em crise.


Dicas para driblar as crises de rinite:

Para que a rinite não atrapalhe , a primeira iniciativa é buscar tratamento e adotar medidas simples que ajudem a diminuir a presença de agentes que causam alergia. Confira!



Em casa:
• Manter a casa sempre limpa e arejada é uma boa maneira de reduzir a proliferação de ácaros, um dos principais alérgenos que causam os indesejáveis sintomas da rinite. Nunca use vassoura, espanador ou pano seco – eles apenas mudam as impurezas de lugar.
• Evite tudo o que possa juntar poeira, como carpetes, cortinas, cobertores ou bichos de pelúcia, e assegure uma higienização periódica desses itens, caso não possa se desfazer deles.
• Dê preferência a pisos lisos ou frios, que são mais fáceis de limpar e não abrigam ácaros e outros micro-organismos.
• Evite agentes e substâncias irritantes. Para a limpeza do chão ou de móveis, basta passar um pano úmido.
• Se você ama animais e não pode imaginar sua vida sem eles, cuide da higiene dos bichinhos e, se possível, mantenha os pelos dos cães ou gatos mais curtos. O banho também é muito importante.
No quarto:
• Limpe o quarto diariamente com pano úmido.
• Colchão e travesseiros devem ter enchimento de material sintético, como poliéster.
• Substitua os cobertores de lã por edredons.
• Pelo menos uma vez por semana, deixe as portas do guarda-roupa ou armários abertas por um período de uma hora, para que o ar circule e entre claridade. Ácaros não gostam de luz e ambiente seco e limpo.
• Durma em local arejado e umedecido. Umidificadores de ar, toalhas molhadas ou bacias com água resolvem o problema.


Com o corpo:
• Hidrate o seu corpo com muita água, sucos ou frutas que tenham bastante líquido, como melão e melancia.
• Lave o nariz com soro fisiológico pelo menos uma vez ao dia. Uma mucosa hidratada diminui a congestão nasal.
• Evite o tabagismo ou ambientes com cheiro ou fumaça de cigarro.
• Evite contato com substâncias que tenham cheiro forte (tintas, querosene e outros produtos químicos).
• Use roupas adequadas à temperatura ambiente. Evite usar produtos que deixem odor marcante nas roupas, como amaciantes com fragrâncias fortes.


Tratamento
O tratamento da rinite alérgica se baseia atualmente em três pilares: controle dos fatores ambientais, imunoterapia (criação de vacina com os alérgenos a que o paciente é alérgico) e terapia medicamentosa. Entre os medicamentos indicados para o controle da doença estão os corticosteroides nasais os antileucotrienos, as cromonas, os descongestionantes nasais e os anti-histamínicos. Importante! Nunca se automedique. Deve-se procurar um médico e seguir corretamente suas orientações.



Veja mais sobre Otorrinolaringologia e Saúde com:

Otorrinolaringologia com Dr. Mauricio Kurc


Veja aqui a diferença entre Gripe e Resfriado


Veja, clicando aqui, sobre a Vacina da Gripe





Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas