Novidades
Síndrome de Prader-Willi - Doença genética que tem como principal característica a obesidade desde a infância

03/03/2015

A doença se manifesta já no nascimento e o início imediato do tratamento tem como principal objetivo proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes

A síndrome de Prader-Willi é uma doença genética que causa desordens no funcionamento do cérebro causando prejuízos como retardo mental, atraso no desenvolvimento motor, transtornos de humor e compulsão alimentar. Apesar das diversas manifestações relacionadas a esta doença, um dos pontos mais críticos é a rápida evolução da obesidade que pode até levá-los a morte, já que os afetados tem apetite voraz.

“Esta doença é paradoxal, pois o recém-nascido apresenta dificuldade de sucção, portanto não consegue mamar no peito, tem que comer com a ajuda de sonda. Consequentemente, o bebê apresenta problemas para ganhar peso e para desenvolver os aspectos neuropsicomotores. O excesso de fome, chamado de hiperfagia, só inicia entre o primeiro e o sexto ano de vida”, explica o endócrino pediatra e professor livre docente Chefe da Unidade de Pediatria da Universidade de São Paulo, Dr. Durval Damiani.

A alteração nos genes dos portadores da síndrome deve-se a ausência de um segmento no cromossomo 15, herdado do pai. Essa falta compromete as funções do cérebro e desencadeia os sintomas da doença.

“O diagnóstico precoce é fundamental para controlar a dieta e iniciar um tratamento adequado antes que apareça a obesidade e os seus efeitos colaterais”, esclarece Damiani.

A doença pode ser descoberta por meio da observação do comportamento da criança e de exames genéticos, indicados para recém-nascidos que apresentem tônus muscular baixo.

“A rápida descoberta da doença permite uma intervenção imediata, que consiste na administração de hormônio do crescimento que ajuda a manter a massa muscular (magra) e a eliminar gordura proporcionando a esses pacientes maior capacidade pulmonar, força, movimento, entre outros benefícios”, conclui o especialista.

A síndrome de Prader-Willi não tem cura, mas alguns outros tratamentos, como a terapia ocupacional, fisioterapia, psicoterapia, atividade física e musicoterapia são indicados para amenizar os sintomas e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos portadores.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas