Novidades
SBD faz posicionamento sobre procedimentos estéticos que fez falecer uma mulher! Vejam aqui!

03/11/2014

Em nota oficial, Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta para riscos de submeter-se a procedimentos sem acompanhamento de um médico
Uma mulher de 39 anos morreu no último fim de semana após fazer um procedimento de aplicação de hidrogel “Aqualift” nos glúteos. Vítima de embolia pulmonar, a paciente realizou o procedimento com uma suposta biomédica, numa clínica de estética em Goiânia.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) faz alerta às autoridades (Ministério Público), para o risco de aplicações de substâncias na pele por pessoas não médicas. Os procedimentos estéticos podem parecer simples, mas não são. Para aplicação de substâncias no corpo é preciso conhecer a anatomia, fisiologia, imunologia e as interações dos medicamentos que são utilizados no processo. Além disso, o mais importante é conhecer as prováveis complicações que podem surgir com os procedimentos e saber tratá-las de forma adequada. Isto pode salvar a vida dos pacientes. Portanto, este caso nos faz refletir e serve de alerta mais uma vez para a importância da realização de procedimentos estéticos por um médico especialista, profissional que é apto para lidar, inclusive, com as possíveis complicações.

Nossa missão é prioritariamente proteger a população, evitando o exercício da medicina em condições inadequadas, assim como o uso de produtos sem reconhecimento científico. Esses tratamentos não podem ser banalizados e os produtos não podem ser utilizados de maneira livre, mesmo que seus perigos sejam conhecidos.

A situação é extremamente grave, porque, diariamente, a população é colocada em risco. A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que o médico é o profissional da saúde capacitado ao longo de 6 a 10 anos para diagnosticar complicações clinicas, como a embolia pulmonar (causa da morte da paciente) e tratá-las de forma adequada.


Denise Steiner – Presidente
Sociedade Brasileira de Dermatologia




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas