Novidades
Laboratório traz exame de sangue que identifica pacientes com alto risco de insuficiência cardíaca

03/10/2014

Novidade é possível graças à dosagem de um biomarcador chamado Galectina-3

Um exame de sangue capaz de identificar pacientes com alto risco de insuficiência cardíaca acaba de chegar ao Brasil, disponibilizada pelo Delboni Medicina Diagnóstica. A novidade é possível graças à dosagem de uma proteína chamada Galectina-3, biomarcador responsável por danificar o coração e detectável em altos níveis quando há risco da doença.

“Este exame define casos mais graves antes que os sinais da insuficiência cardíaca se manifestem” revela o Dr. Rafael Munerato, cardiologista e diretor médico do Delboni. Segundo ele, na última década, a utilização de biomarcadores surgiu como uma importante ferramenta no diagnóstico precoce e na distinção de pacientes com esta doença, além de outras condições clínicas. “Os biomarcadores fornecem dados prognósticos muito úteis e podem ajudar a guiar a terapia tanto no acometimento agudo quanto crônico”, diz Dr. Munerato.

A Galectina-3 é uma proteína que está diretamente envolvida com os processos de adesão e ativação celular, quimio-atração; crescimento celular, diferenciação e morte celular programada. “Devido a esta ampla funcionalidade biológica, a dosagem de Galectina-3 foi relacionada a outras doenças, como alguns tipos de câncer, inflamações e fibrose cardíaca”, afirma o médico.

Entre as vantagens propiciadas pelo exame, esta a predição de risco para insuficiência cardíaca na avaliação ambulatorial, identificação de pacientes com grandes riscos de complicações, hospitalizações e mortalidade e também de pacientes que se beneficiam de abordagem terapêutica mais agressiva. Em pacientes internados por descompensação da insuficiência cardíaca, o exame também aponta a gravidade e possibilita um planejamento terapêutico individualizado.

“Hoje em dia, caminhamos para a medicina personalizada e este exame representa um grande avanço apara a Medicina Diagnóstica”, destaca o Dr. Munerato.





Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas