Novidades
Os perigos da auto medicação! Brasileiros estão entre os que mais tomam remédio sem prescrição médica!

09/09/2014


Iamspe faz alerta sobre perigos da automedicação!

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) faz um alerta sobre os perigos da automedicação. O uso indiscriminado de medicamentos pode agravar doenças, comprometer o tratamento e mascarar determinados sintomas.

“Por serem de fácil acesso, os analgésicos, antitérmicos e antiinflamatórios são os remédios mais utilizados. No entanto, a população desconhece os riscos do uso indevido ou abuso deles”, informa o psiquiatra do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) Alon Faingold.

Além dos problemas que a automedicação causa ao corpo do paciente, o uso irracional pode anular ou potencializar os efeitos de outros remédios.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade, realizada em 12 capitais, mostra que 76,4% dos brasileiros se automedicam.

Antes da internet, as pessoas se “consultavam” com parentes e amigos. Hoje, recorrem ao Google.

“Além da internet, muitas pessoas confiam no farmacêutico. Porém, o médico é o único habilitado a fazer um diagnóstico confiável e, assim, prescrever o remédio correto”, alerta o especialista.

Outro problema é a ingestão de medicamentos por crianças. Em 2008, foram registrados 26.384 casos de intoxicação. Desses, 23,69% representavam crianças entre 1 e 4 anos.

Para evitar esse tipo de problema, a indicação é guardar os medicamentos longe do alcance dos filhos, em local fechado.

“O uso indevido de medicamentos pode causar complicações como hemorragias, lesão aguda da mucosa gástrica e úlceras, entre outras”, destaca o médico.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas