Novidades
Marca de margarina realiza projeto que baixou 92,1% do colesterol dos participantes!

09/09/2014

‘Uma cidade, um desafio’, projeto inédito no País, finaliza com a redução do colesterol de 92,1% dos participantes


No último dia 30, o projeto ‘Uma cidade, um desafio’, iniciativa de Becel Pro-Activ, que teve como objetivo reduzir o
colesterol (clique aqui para ler mais) da população de Santo Antônio do Pinhal, por meio de reeducação alimentar, a prática continua de exercícios físicos e o consumo diário de 20g de Becel Pro-Activ, chegou ao fim de suas atividades na cidade localizada no Vale do Paraíba, Estado de São Paulo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença cardiovascular é a principal causa de mortes no mundo, e cerca de um em cada três casos de doença cardíaca coronária é causado por níveis elevados de colesterol. No Brasil, são 350 mil as vítimas fatais do problema.



Clique aqui para fazer o TESTE DO SEU RISCO CARDIOVASCULAR



O primeiro município brasileiro a receber a iniciativa de Becel Pro-Activ tem cerca de sete mil habitantes e, desse número, 1080 pessoas tem alguma doença cardiovascular, sendo 700 hipertensos, 380 diabéticos e 15 vítimas de AVC. Além disso, um em cada sete tem algum fator de risco para doenças cardiovasculares, como hipertensão, clique aqui e colesterol alto. Mas essa realidade começou a mudar, os primeiros passos foram dados com o projeto ‘Uma cidade, um desafio’.

Durante o primeiro fim de semana de agosto, mais de 1200 pessoas da cidade realizaram exames gratuitamente para medição do colesterol, glicose no sangue, pressão arterial, circunferência abdominal e IMC, índice de massa corporal (clique aqui). As pessoas que apresentaram níveis de colesterol total e LDL colesterol acima do considerado ideal (maior que 100mg/dl) foram convidadas a participar do programa de três semanas. Ao final desse período, os participantes que aceitaram o desafio fizeram novas medições e 92,1% reduziram o colesterol. A média de redução entre eles foi de 19,5% do colesterol total e ainda 24,8% do LDL-Colesterol (ruim). Além disso, foram ainda perdidos quase 100 kg na cidade e quase 3 metros de circunferência abdominal.

“‘Uma cidade, um desafio’ foi algo espetacular que aconteceu na minha vida, foi uma mudança em tudo. Tenho mais atitude, disposição, alegria e qualidade de vida melhor. Agora darei continuidade a tudo o que aprendi porque para mim mais o mais importante é ter boa saúde”, declarou Maria Luísa do Santos, 55 anos, aposentada, morada de Santo Antônio do Pinhal e participante do projeto “Uma cidade, um desafio” que começou o programa com o colesterol total em 201 e o LDL em 114 e concluiu respectivamente com 187 e 105.

Durante as três semanas da iniciativa, de 6 a 29 de agosto, os participantes do desafio receberam informações e incentivos para adotarem mudanças em seu estilo de vida, por meio de uma alimentação mais saudável e da prática regular de exercícios físicos. Além disso, todos os integrantes receberam Becel Pro-Activ e foram orientados a consumir 20g por dia do produto que contém fitoesteróis, substâncias que promovem a redução do colesterol ruim (LDL) no sangue.

“Já pratico atividades físicas com frequência, mas aprendi que boa alimentação também é importante, agora eu escolho o que vou comer. Quero fazer o que é bom para a minha saúde, quero correr muito tempo ainda”, afirmou Jarbas Guimarães Braga Júnior, maratonista de montanhas, participante do projeto ‘Uma cidade, um desafio’. “Eu não ia fazer o exame, mas minha esposa insistiu e eu fiz. Fiquei surpreso com o resultado. Vi que ia ter que enfrentar mais um desafio na minha vida e quando vi o nome do projeto “Uma cidade, um desafio”, vi que tinha tudo a ver comigo e pensei ‘esse vai ser mais um vou vencer’. Tudo o que aprendi nesse período, vou continuar fazendo”, comemorou Jarbas, que começou o programa com o colesterol total em 220 e o LDL em 147 e conclui respectivamente com 180 e 114.


A eterna dúvida, light, diet ou zero? (clique aqui)


Para comemorar os resultados, no último dia 30, a marca Becel presenteou o município de Santo Antônio do Pinhal com novos equipamentos para a academia da cidade, além da doação de todos os materiais usados durante a ação como colchonetes, steps, cordas e bolas. A intenção é que a população dê continuidade à prática de atividade físicas, estimulada durante todo o programa. Além disso, também foi entregue ao Prefeito Clodomiro Correia de Toledo uma placa agradecendo a cidade pelo empenho durante o projeto. ‘Uma cidade, um desafio’ é inédito no País e contou com o apoio do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia. O projeto já ocorreu em outros países como Alemanha, África do Sul, Austrália, Espanha, Grécia e Inglaterra, impactando mais de 600 mil pessoas.

“A nossa expectativa com o projeto sempre foi impactar a vida das pessoas e nosso desejo é que agora elas continuem engajadas na mudança do estilo de vida. Foi muito bacana ver a expressão de satisfação das pessoas pela recompensa do esforço, já que sabemos que foi uma batalha vencida para muitos. O que levamos de Santo Antônio do Pinhal é gratidão pela acolhida da ação e da equipe. Esperamos realmente ter deixado uma marca positiva na vida dessas pessoas”, afirma Elizabeth Vargas, nutricionista da Unilever.



Veja mais sobre CARDIOLOGIA em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Urgências e Emergências com Dr. Sergio Timerman






Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas