Novidades
Zumbido no ouvido e perda de audição são controlados com tratamento precoce e adequado! Vejam aqui sobre o assunto e a palestra gratuita!

01/09/2014


Segundo Profa Dra. Tanit Ganz Sanchez, otorrinolaringologista, com doutorado e livre-docência pela FMUSP, Diretora-Presidente do Instituto Ganz Sanchez e Presidente da Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido (APIDIZ) (clique aqui para ler sua entrevista no Sentir Bem) muitas pessoas não buscam tratamento porque ainda não assumem seus problemas auditivos


O zumbido no ouvido já afeta 1 a cada 4 pessoas no mundo e mais de 28 milhões de brasileiros. Cerca 90% deles também tem algum grau de perda auditiva, ou seja, dificuldade para ouvir ou entender um som. Essa perda auditiva pode ser discreta ou bem aparente, dependendo se afeta um ou os dois ouvidos. “Mesmo quando as pessoas valorizam muito mais o incômodo com o zumbido do que o incômodo com a perda auditiva, para nós, médicos, é muito importante estabelecer se o zumbido é consequência ou não da perda auditiva, mesmo que o próprio paciente não a valorize. Isso porque, nesses casos, seria ótimo conseguir melhorar a audição e já conseguir ter melhora automática do zumbido” explica a Profa Dra. Tanit Ganz Sanchez, otorrinolaringologista, com doutorado e livre-docência pela FMUSP, Diretora-Presidente do Instituto Ganz Sanchez e Presidente da Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido (APIDIZ) (clique aqui para ler sua entrevista no Sentir Bem)

O zumbido no ouvido é um sinal de alerta indicando que ha algo de errado no organismo. Pode ocorrer por erros alimentares, medicamentos tóxicos, excesso de barulho na profissão ou no lazer, estresse e outros problemas de dentro ou de fora do ouvido. “Esse problema já afeta até crianças e adolescentes, de tão comum que está se tornando. Infelizmente, muitos não se prontificam a procurar ajuda médica para investigação e tratamento precoce, fazendo com que os problemas fiquem crônicos e mais difíceis de tratar”, complementa Tanit.

Segundo a especialista, a falta de procura por ajuda precoce tem dois motivos principais:

- um deles é a falta de conhecimento sobre o problema;

- o outro é mais grave: ha muitas pessoas que “disfarçam” e não assumem a presença dos sintomas.

As pessoas do "2o motivo", acham que o resultado alterado da audiometria não é correto, que precisam aumentar o volume da televisão porque os atores não falam bem ou porque o aparelho está com defeito, ou ainda, que é mal compreendido porque a família reclama à toa quando o paciente pede para repetir o que foi falado. “Às vezes, quem já sabe que tem alguma perda auditiva tem medo de procurar ajuda e ouvir do médico que vai precisar usar aparelho auditivo. Infelizmente, esse preconceito ainda nos limita muito a ajudar satisfatoriamente as pessoas que têm zumbido e perda auditiva”.

Em palestra gratuita, Dra. Tanit Ganz Sanchez, explica que a aquela pessoa que busca previamente a ajuda se beneficia, pois obtém a melhoria do zumbido no presente. Isso evita problemas futuros, como a perda ou a alteração do processamento auditivo e até a ou perda de memória.



Palestra gratuita:

O assunto será apresentado pela Dra Tanit Ganz Sanchez, no dia 3 de setembro, das 15h às 15h45 na palestra: “Zumbido e perda auditiva: você é do tipo que assume ou disfarça ?”, durante o encontro do GANZ - Grupo de Apoio Nacional a Pessoas com Zumbido. Na oportunidade, a fonoaudióloga Mariana Guedes, especialista pela Santa Casa, com mestrado pela USP, também elucidará as inúmeras vantagens do tratamento precoce para o presente e para o futuro.

Para garantir que o maior número possível de pessoas tenha acesso às informações sobre o zumbido no ouvido, toda a programação da palestra é transmitida ao vivo e gratuitamente pela internet. Basta acessar: http://us.twitcasting.tv/zumbidonoouvido




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas