Novidades
5 dúvidas sobre a primeira visita ao ginecologista

27/08/2014

Quando o assunto é visita ao ginecologista, principalmente se tratando da primeira consulta, as dúvidas são muitas, mas um receio é unânime: o constrangimento de ficar deitada naquela maca em posição desconfortável e contando suas intimidades para o médico.

Infelizmente o nervosismo feminino na fase da adolescência, ou até mesmo na maturidade, é muito comum, mas esse comportamento pode ser prejudicial. Deixar para cuidar da saúde tão tarde pode trazer vários problemas, como anomalias do desenvolvimento, irregularidades menstruais ou mesmo alguma doença crônica, como ovários policísticos.

Para conscientizar as mulheres sobre a importância do acompanhamento médico, a ginecologista da rede de clínicas dr.consulta, dra. Mayara Beozzo, responde as cinco principais dúvidas sobre atenção primária à saúde feminina.

Qual idade ideal para iniciar o acompanhamento ginecológico?
Não há uma idade preestabelecida. A primeira consulta deve ser realizada quando houver algum tipo de dúvida que o especialista possa esclarecer ou quando começarem as menstruações. Nesta fase é importante que as meninas sejam orientadas por um especialista sobre sexualidade e funcionamento do ciclo menstrual, para que se tranquilizem com a irregularidade das primeiras menstruações. Além disso, geralmente não iniciaram atividade sexual e precisam tomar a vacina do HPV, aplicada gratuitamente na rede pública até os 13 anos.

Meninas cada vez mais jovens querem usar anticoncepcional, é correto?
Anticoncepcionais, como o próprio nome já diz, têm o objetivo de evitar a gestação. Outros efeitos como regular menstruação, evitar cólicas ou melhorar a pele são interessantes e eficientes, mas são secundários, e por isso deve-se usar com critério quando o objetivo não é o contraceptivo.

Quando iniciar o papanicolau?
O papanicolau é o exame de prevenção ao câncer de colo do útero, que se dá principalmente pela infecção do vírus HPV, sexualmente transmissível. Deve ser iniciado nos primeiros anos de vida sexual e realizado anualmente. Quando aparecem alterações, complementamos com colposcopia e vulvoscopia, exames que concluem o diagnóstico das doenças de colo do útero.

Quais exames devem ser feitos anualmente por uma mulher em idade fértil?
Na consulta ginecológica, o médico explora as dúvidas ou eventuais problemas, direcionando para exames específicos se necessário. A mulher fará exame físico realizado pelo médico - exame de mamas e especular ou toque vaginal, podendo já colher o papanicolau em consulta. Dos complementares, faz-se anualmente ultrassonografia transvaginal ou pélvica (conforme início da vida sexual) e mamária. Vale lembrar que o ginecologista muitas vezes é o único médico com quem essas mulheres se consultam, e é prudente a realização de análises laboratoriais e pesquisas clínicas de anemia, rastreio de diabetes e colesterol.

A mamografia é indicada a partir de qual idade?
A partir dos 40 anos, ou antes, em casos especiais determinados pelo ginecologista ou mastologista especialista na área de mamas.



Veja mais sobre MULHER E GINECOLOGIA:

Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão





Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas