Novidades
Check-up cardíaco é recomendado a partir dos 30 anos

19/08/2014


Primeira causa de morte no Brasil e no mundo, segundo a OMS, infartos e acidentes vasculares cerebrais podem ser prevenidos com exames anuais e mudança de hábito de vida

As doenças cardíacas ocupam o primeiro lugar no ranking mundial de causas de morte no Brasil e no mundo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), só em 2011, 17 milhões de pessoas forma vítimas de infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Em pacientes com anomalias cardíacas, histórico familiar e doenças como diabetes, hipertensão e níveis elevados do colesterol o check-up do coração deve ser realizado para avaliar se consta alguma doença, e ela está estável ou não. Do contrário a recomendação dos exames é a partir da terceira década de vida.

"Quando alguma anomalia ou pré disposição de doença cardíaca é constatada nos exames, o paciente é encaminhado ao especialista para orientações e possíveis tratamentos; clínico ou cirúrgico", afirma o Dr. César Jardim, chefe do Clinic Check Up e cardiologista do pronto socorro do HCor.

Cada exame cardíaco é capaz de trazer uma nova informação sobre o coração. Por sua vez, os mais comuns são: o eletrocardiograma, que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos; o teste ergométrico, investiga possíveis arritmias induzidas pelo esforço, assim como o comportamento da pressão arterial durante o esforço e doença de coronárias, já o ecocardiograma é capaz de verificar a contração do músculo cardíaco, o funcionamento das válvulas cardíacas e as medidas das cavidades cardíacas.

Antes os pacientes procuravam por cuidados, apenas, em momentos que sinais de desconforto apareciam. "Por sua vez, o convívio com alguma alteração cardiovascular, que poderia acometer em AVC ou, até mesmo, infarto, já estavam presentes, mas de forma silenciosa, " esclarece o cardiologista do HCor. Por isso, a importância da especialidade preventiva, que é capaz de contribuir para qualidade, atual e futura, de vida dos pacientes.

Hábitos saudáveis ajudam no combate de doenças que prejudicam o bom funcionamento do coração. "Manter o peso saudável e praticar exercício físico, poderá afastar o sobrepeso e consequentemente a obesidade. Além disso, deixar de lado o cigarro e evitar exagero com a bebida alcoólica, alimentos gordurosos e ricos em sal. Sem dúvida são medidas preventivas para toda saúde, inclusive a cardíaca", finaliza Dr. César Jardim do HCor.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas