Novidades
Brasil é pioneiro no tratamento não-invasivo de miomas uterinos

Estima-se que 25% das mulheres sofram com o problema, que já pode ser tratado sem cirurgia por meio do ExAblate 2000, equipamento de tecnologia israelense trazido ao país pela Rede Labs D’Or O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber o mais moderno equipamento para tratamento não invasivo de miomas uterinos, que hoje atingem cerca de 25% das mulheres. Desenvolvido pela israelense Insightec, o ExAblate 2000 foi adquirido pela Rede Labs D’Or e está sendo operado no Barra D’Or, hospital com reconhecida expertise em tratamento de tumores pélvicos. Seu recém-inaugurado Instituto de Tratamento de Miomas (ITM) oferece assistência médica completa e integrada, reunindo em um só local todas as opções de tratamento disponíveis e garantindo assistência multidisciplinar, por meio da qual cada caso é avaliado individualmente em busca da melhor opção terapêutica.

O ExAblate acaba de chegar como grande destaque do ITM e representa uma tendência atual da medicina de privilegiar opções de tratamento modernas e cada vez menos invasivas. Apenas 50 centros de referência médica em todo mundo, onde 2.500 mulheres já foram beneficiadas, contam com esse equipamento, que chegou ao país pelas mãos da GE Healthcare e demandou investimento na ordem de US$3 milhões, incluindo infra-estrutura para recebê-lo no Barra DOr. O ExAblate opera por ultra-som focalizado e guiado por ressonância magnética, capaz de destruir o tumor alvo com precisão, sem necessidade de anestesia, incisão e posterior hospitalização.

As pacientes que procurarem ou forem encaminhadas por seus médicos ao ITM serão previamente entrevistadas, e o caso clínico analisado quanto à adequada indicação e planejamento por uma equipe composta de médicos radiologistas e ginecologistas, bem como técnicos e psicólogos. “Alguns critérios são avaliados e serão tratadas pelo equipamento as pacientes que apresentarem até seis miomas, com aparência de benignidade, de tamanho entre dois e dez centímetros de diâmetro, sem calcificação, com localização acessível, lesões não pedunculares, entre outros fatores”, comenta a Dra. Fernanda Chagas Monteiro, radiologista responsável pelo ITM.

A médica lembra ainda que, durante o procedimento com o ExAblate, a paciente permanece de bruços e acordada. Para tornar tudo o mais confortável possível, a sala de exame foi decorada com luzes que simulam estrelas no teto e uma TV de plasma onde são exibidos filmes, documentários e afins. “Procuramos levar conforto a nossa paciente, que receberá uma leve sedação e, em menos de três horas, será liberada, podendo retornar às suas atividades normais em um ou dois dias”, comenta a Dra. Fernanda.

Já aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration), que o considerou significativamente vantajoso em relação aos métodos hoje existentes para tratamento de miomas uterinos, o equipamento poderá ser usado também, após aprovação pelos órgãos reguladores da área de saúde, no tratamento de outros tipos de tumores, como câncer de mama, próstata e fígado, e no tratamento da dor em metástases ósseas.

Miomas uterinos - Com tamanhos variados, os miomas podem crescer para dentro ou para fora do útero. Como nem sempre estão associados a sintomas, eles podem, muitas vezes, ser ignorados – a detecção, nesses casos, se dá por meio de ultra-sonografia pélvica ou transvaginal. Mais freqüentes em mulheres na faixa dos 40 anos, eles podem causar sangramento, dor pélvica e por vezes incontinência urinária e constipação, determinando diminuição importante na qualidade de vida e onerando substancialmente os planos de saúde pública e privada. Além de serem um dos fatores de infertilidade, os miomas devem ser pesquisados e, dependendo da orientação médica, combatidos, devido ao risco de se transformarem em tumores malignos.

Os tratamentos convencionais são cirurgia para retirada do mioma ou do útero (histerectomia) e embolização. “Mesmo a cirurgia ginecológica hoje é feita basicamente por histeroscopia ou laparoscopia, na qual a paciente é operada por pequenas incisões na pele e o procedimento é monitorado por micro-câmeras na cavidade abdominal e útero, respectivamente. Na embolização, são injetadas partículas pelo sistema arterial, as quais atingem a artéria uterina, onde se alojam e determinam a parada de fluxo sangüíneo para o mioma”, explica a Dra. Fernanda, ressaltando que opções de tratamento menos invasivas têm sido muito estudadas e testadas ao longo dos anos, como é o caso do ExAblate.

Por combinar ressonância magnética por imagem (RM) com ultra-som focalizado, o novo método não-invasivo permite ao médico planejar, monitorar e controlar o progresso do tratamento durante e após o procedimento. O ExAblate fornece imagens tridimensionais do mioma e do tecido ao redor e as ondas de ultra-som focalizadas de alta intensidade são direcionadas para o tecido alvo, destruindo-o.

O ExAblate apresenta grande vantagem sobre a histerectomia, que implica vários dias de hospitalização e muitas semanas de recuperação. As capacidades de produção de imagens termais do equipamento de RM fornecem feedback em tempo real ao médico, que, informado sobre a temperatura atingida no tecido-alvo durante o tratamento, pode ter controle do resultado da terapia. O "Ultra-som Focalizado" foi uma das soluções premiadas escolhidas pela revista americana Advanced Imaging na premiação das Soluções do Ano de 2005.

Serviço:

Mais informações pelo telefone (21) 2538-3600 ou pelo e-mail marketing@redelabsdor.com.br




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas