Novidades
Apenas 10% dos portadores de hepatites B e C são diagnosticados no Brasil

28/07/2014


Entidades de pacientes alertam sobre a importância da detecção precoce de doenças e falta de campanhas de conscientização



Quando se trata de hepatite, o principal problema no Brasil é a falta de diagnóstico. Nesse Dia de Mundial de Luta Contra Hepatites Virais, 28 de julho, a Federação Brasileira de Hemofilia (FBH) e o do Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite alertam sobre a importância da detecção precoce destas doenças.

É estimado que entre três e cinco milhões de brasileiros estejam infectados com as hepatites B e C, mas somente 10% deles já foram diagnosticados. “Faltam campanhas permanentes de conscientização das pessoas para detecção, cuidados e tratamento se necessário for”, esclarece Carlos Varaldo, presidente do Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite.

Ainda não há cura para a hepatite B, apenas controle. Para o tipo C existe tratamento com ausência definitiva da doença por meio de medicamentos que curam aproximadamente 60% dos casos em 48 semanas. Os novos medicamentos orais curam mais de 90%, praticamente sem provocar efeitos colaterais. “Estamos lutando para que sejam rapidamente aprovados no Brasil. Entregaremos um abaixo assinado com 80.000 assinaturas ao Ministro da Saúde em defesa da causa” ressalta Varaldo.

Hoje, para prevenir as hepatites A e B existem vacinas, inclusive para o último tipo, há disponibilidade na rede pública para pessoas até 49 anos de idade. Já a vacinada hepatite A é aplicada somente em clínicas particulares. Não existe vacina para hepatite C. A hepatite C é transmitida pelo sangue, mas atualmente há maior rigor quanto à doação de sangue, que deve ser testado quanto às doenças transmitidas pelo sangue, entre elas as hepatites e HIV. As pessoas que forem receber transfusões de sangue devem certificar-se de que o sangue que irão receber passou por rigorosos testes e assim receber com segurança o sangue e seus derivados.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas