Novidades
Brasil ganha primeiro centro em tratamento a laser que devolve vida sexual às mulheres na menopausa. Vejam aqui!

09/06/2014


Nova técnica, feita pelo ginecologista após consulta detalhada, soluciona a atrofia vaginal - condição que compromete o sexo, fazendo a mulher sentir dor e desconforto. Método é indolor e a sessão dura menos que 20 minutos

Cerca de 13,5 milhões de brasileiras, segundo estimativa do IBGE, estão na menopausa, processo natural decorrente da queda do hormônio estrógeno, e convivem com a atrofia vaginal (AV): condição que se caracteriza pela secura, perda de elasticidade e espessamento da parede externa do órgão feminino, o que faz com que a mulher tenha dor e desconforto durante a atividade sexual.

Recém-inaugurado, o Espaço Deka, em São Paulo no bairro de Moema, é o primeiro centro no Brasil de tratamento da atrofia vaginal, transtorno que compromete a vida sexual das mulheres e é assunto tabu da qual elas, em geral, nem falam com seus próprios médicos por vergonha. Desenvolvida pela italiana Deka, empresa líder em laser nas áreas médica e odontológica, a técnica Monalisa Touch (V2LR) é realizada por meio de um equipamento a laser de CO2 fracionado (Smartxide2), que recupera a elasticidade, a espessura e a umidade da vagina, em apenas duas sessões, uma por ano, dependendo do caso. Cada sessão custa R$ 1.800.

Indolor e sem efeitos colaterais, o método, cuja aplicação não dura mais do que 20 minutos, substitui o tratamento com hormônios, única opção hoje no mercado, contra-indicada em inúmeros casos, como em pacientes com histórico de câncer. Aplicado por um ginecologista devidamente treinado após consulta detalhada, o Monalisa Touch tem alto poder de penetração, alcançado assim as camadas mais profundas da epiderme, mas sem causar dor ou qualquer tipo de desconforto.

"Infelizmente a atrofia vaginal é uma condição subestimada e leva a sofrimento. É importante que as mulheres procurem ajuda médica e saibam das opções de tratamento", opina a ginecologista Vera Lucia da Cruz, professora da Faculdade de Medicina do ABC que é expert no Monalisa Touch e coordena o estudo no Brasil da nova técnica.

Além do mais, lembra a Dra Vera, a incidência do câncer em mulheres jovens tem aumentado nos últimos anos. Nessas pacientes, é frequente a indução da menopausa, que nem sempre pode ser retomada dependendo do tipo de tumor. "Imagine privar essas mulheres do sexo também? Sabemos que uma vida sexual ativa contribui para o bem-estar e a saúde mental de todos, é importante que mantenham a atividade com seus parceiros - ainda mais em momentos difíceis", opina a ginecologista.

Comprovação científica Pesquisa de análise laboratorial do método, coordenada pelo professor de Histologia e Embriologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Pavia, Alberto Calligaro, constatou que esse tipo de laser não só estimula a produção de colágeno, devolvendo espessura à mucosa por meio da multiplicação celular, como melhora a frouxidão na parede vaginal. Indiretamente ainda reduz o ressecamento do órgão feminino, pois aumenta a atividade dos fibroblastos, melhorando a vascularização e o nível de hidratação da mucosa.

Outro estudo clínico, parceria do San Raffaele Hospital, em Milão, com a Universidade da Pavia, ambos na Itália, com 50 mulheres um mês após as aplicações do laser, também demonstrou resultados otimistas, como reduções de 74.16% no ressecamento vaginal, 65,39% em irritações, 63,53% na dor durante a relação e 54,22% na perda de elasticidade. Os mesmos indícios também foram relatados num levantamento com 93 pacientes submetidas ao Monalisa Touch, na Universidade de Mendonza, na Argentina, e publicada no American Journal of Cosmetic Surgery.

Educação e espaço para médicos Além de ter um espaço para treinamento de ginecologistas interessados em aprender a técnica Monalisa Touch, o Espaço Deka traz um novo tipo de negócio, em que promove parceiras com os médicos interessados em levar as pacientes ao local para aplicação do laser ou indicá-las para serem submetidas ao método pela equipe do Espaço Deka.


Serviço:
Espaço Deka
Tel. (11) 2309-3525



Veja mais sobre Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão, clicando aqui!





Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas