Novidades
Maior estudo mundial pode mudar o tratamento do câncer de mama em mulheres jovens! Confira aqui!

09/06/2014

Em conferência nos EUA, pesquisadores propõem nova alternativa para pacientes com tumores na pré-menopausa


Trabalho inédito apresentado nesta semana no maior congresso de oncologia clínica do mundo indica que o princípio ativo exemestano é mais eficaz para evitar a reincidência de tumores em mulheres jovens (na pré-menopausa) com estágio inicial de câncer de mama do que a terapia-padrão normalmente usada para esses casos, o tamoxifeno.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram dois ensaios clínicos, chamados SOFT e TEXT, envolvendo 4.690 mulheres. A idade média das participantes era de 43 anos. Foi a primeira vez que um trabalho científico demonstrou o valor da terapia adjuvante com inibidor da aromatase em mulheres jovens com câncer de mama do tipo dependente de hormônio.

Nos estudos, todas as mulheres foram submetidas a tratamentos para bloquear a função dos ovários. Depois, uma parte usou exemestano e a outra, tamoxifeno. De acordo com os pesquisadores, o tratamento com exemestano reduziu o risco relativo de recorrência do câncer de mama em 34%, na comparação com o tamoxifeno.

O exemestano pertence a uma classe de terapias chamada inibidores da aromatase, que geralmente é indicada para mulheres mais velhas, na pós-menopausa, quando essas pacientes apresentam tumores de mama sensíveis aos hormônios, em estágio inicial. O princípio ativo age bloqueando a produção deste hormônio no organismo. O exemestano é o princípio ativo de um medicamento que já está disponível no mercado brasileiro desde 2007: o Aromasin, produzido pela Pfizer.

O trabalho, conduzido por pesquisadores do Oncology Institute of Southern Switzerland, na Suíça, foi apresentado ontem no 50º Congresso Americano de Oncologia Clinica (Asco), em Chicago, nos Estados Unidos. O evento, que reúne cerca de 30 mil especialistas em oncologia de diferentes países, é palco para apresentação das últimas novidades de estudos envolvendo diversos tumores, novos medicamentos e discussões sobre diretrizes de tratamento.







Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas