Novidades
Elas cuidam da estética e se descuidam da saúde?

Mulheres se preocupam com o peso. Ninguém tem dúvidas sobre isso. Mas o que tem sido observado é que a preocupação com o peso corporal está ligada muito mais à estética do que à noção de que isso é bom para saúde.

Cerca de 447 mulheres foram examinadas no Vita Check-up Center entre 1999 e 2005. Constatamos então que a média do índice de massa corpórea (IMC) foi significativamente menor do que a encontrada para os 1539 homens, que eram parte do mesmo grupo. Porém, quando comparamos o nível de atividade física, verificamos que os homens eram mais ativos que as mulheres, fazendo atividade física aeróbica regularmente. Entre os homens 57% eram ativos e entre as mulheres apenas 48% eram ativas.

Outro dado que chama a atenção é o de que as mulheres hoje fumam tanto quanto os homens (cerca de 16% em nossa amostra) e que, apesar dos homens apresentarem na média uma proporção de índices de colesterol total acima do normal maior do que o encontrado em mulheres, 41% destas tiveram também seu colesterol elevado.

É importante que se pense também no que a mulher está fazendo verdadeiramente por uma melhora em sua saúde. Diversos trabalhos têm demonstrado a importância do controle de peso na prevenção da doença cardiovascular, mas não podemos deixar de considerar que o sedentarismo, os maus hábitos de alimentação (dietas que só se preocupam com o valor calórico total) e o tabagismo são fatores de risco de grande impacto na prevalência de doença cardíaca.

Baseados nestes dados, verificamos a necessidade premente de se chamar a atenção das mulheres para o fato de que uma vida saudável deve incluir outras medidas além do controle de peso corporal, ou ainda, do exercício puramente anaeróbico, que por desenvolver musculatura localizada contribui para o aspecto estético, mas não significativamente para o aspecto de prevenção de doenças.

O controle do fumo, que durante muito tempo se voltou exclusivamente para os homens, deve também ser encarado de uma forma séria, com campanhas de cessação do hábito que incluam igualmente as mulheres.

Por Dr. Antonio Carlos Worms Till, que é cardiologista do Vita Check-up Center.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas