Novidades
Queimadura exige tratamento específico de acordo com gravidade da lesão. Vejam aqui!

02/06/2014

Dermatologista dá dicas de como tratar queimaduras de primeiro, segundo e terceiro grau


Em 2009, o Ministério da Saúde, (clique aqui) instituiu o dia 06 de junho como o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, com o objetivo de conscientizar sobre os riscos da fatalidade, já que a maioria dos casos ocorre dentro de casa com crianças entre 0 e 9 anos.
Dados mais recentes do Ministério da Saúde informam que, somente em 2011, morreram por queimaduras no Brasil 1051 pessoas. Neste total estão reunidos acidentes causados por fatores térmicos envolvendo fontes de calor como fogo, água fervente, vapor e exposição ao sol; fatores químicos relacionados a substâncias como ácidos e solventes, e também por acidentes envolvendo descargas elétricas ou radioatividade. “Há 15 anos trabalho como enfermeiro e, no decorrer de todo este tempo, vi pouca evolução no conhecimento dos pacientes sobre quais os primeiros cuidados que devemos ter ao nos depararmos com casos de queimaduras”, diz o enfermeiro da Membracel, Antonio Rangel.

Quem nunca teve algum tipo de queimadura? Seja por distração com uma panela no fogão, uma chapinha de cabelo, um ferro de passar roupa ainda quente, ou por passar o dia inteiro no sol sem proteção adequada.

As queimaduras possuem três graus, determinados pela gravidade da lesão. Veja quais são elas e suas características:

- Queimadura de primeiro grau – ocorre quando apenas a parte superficial da pele foi atingida. Segundo a Dra. Samar Harati, dermatologista do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, “neste tipo de ferimento não há formação de bolhas, mas a região exposta ao calor excessivo fica vermelha e a pessoa sente ardor no local”. Em geral, esse tipo de queimadura sara por conta própria e recomenda-se apenas o uso de calmantes (derivados da calamina, por exemplo) e hidratantes para a pele.

- Queimadura de segundo grau – acontece quando além do eritema (vermelhidão), formam-se bolhas no local, o que indica que a lesão foi um pouco mais profunda. Nesta situação, afirma a Dra. Samar, “a orientação é procurar um médico que irá indicar o tratamento correto, seja com pomadas calmantes, antibióticos ou corticoides, pois já há risco de infecção.” A vítima precisa ir a um pronto-socorro se a extensão da queimadura for maior que 10% da área do corpo.

- Queimadura de terceiro grau – esta lesão ocorre quando os tecidos mais profundos da pele foram atingidos e podem até necrosar, ou seja, as células podem morrer. “Como esse tipo de ferimento é sempre uma emergência médica, independentemente do tamanho da queimadura o indivíduo deve ir imediatamente para o hospital, onde será direcionado para a internação ou para a UTI. Ele será hidratado à base de soro e será submetido à antibioticoterapia”, explica a dermatologista. O resgate deve ser chamado imediatamente se o indivíduo não tiver ninguém para levá-lo ao hospital.


É importante ressaltar que, nas queimaduras de primeiro e segundo graus, a primeira atitude a ser tomada é colocar o local ferido sob água fria e corrente. “Ao contrário do que muitas pessoas leigas dizem, não se deve aplicar pasta de dente, maisena, talco ou qualquer outra substância no local da queimadura. Elas não só podem ser ineficazes como podem irritar ainda mais a pele”, completa a Dra. Samar.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas