Novidades
Conheça 10 mitos e verdades sobre a doação de sangue feita por mulheres.

12/05/2014


A doação de sangue é de grande importância, receber sangue doado é fundamental para pacientes atendidos em emergências com grande perda sanguínea (politraumatizados), que sofrem de doenças hematológicas ou doentes transplantados e pessoas que necessitam de sangue continuamente para sobreviver. Entretanto, dúvidas permeiam a cabeça da população, o que pode implicar até no medo e possível não doação por mitos ou crendices populares.

De acordo com Fábio Lino, gerente médico da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), entidade que abastece com hemocomponentes todos os hospitais da prefeitura do município de São Paulo e hospitais das regiões do ABC, Jundiaí e Sorocaba, algumas mulheres ficam com medo do procedimento. “Existe o fato de elas acharem que não podem fazer a doação porque mensalmente já perdem sangue com a menstruação, o que não é verdade. Ao contrário do que se pode imaginar, o procedimento é seguro e não dói. O importante é que estas doadoras estejam instruídas sobre os procedimentos, e as reais indicações na hora da doação”.

Se cada pessoa saudável doasse sangue pelo menos duas vezes ao ano, os hemocentros teriam hemocomponentes suficientes para atender toda a população. Cada doação pode ajudar até três pessoas. O material é fracionado em hemácias (que podem ser armazenadas por 35 dias), plaquetas (muito requisitadas por pacientes com câncer que podem ser conservadas por apenas cinco dias), e plasma, que pode ficar armazenado por até um ano.


Confira abaixo as 10 principais dúvidas das mulheres em relação à doação de sangue:

1 - Doar sangue emagrece.
MITO
A doação de sangue feita por mulheres, não emagrece, não vicia e também não engorda.


2 - Doar sangue dói.
MITO
Doar sangue não dói e também não prejudica a saúde a agulha é muito fina e cortada a laser, o que viabiliza uma inserção suave na pele.


3 - A mulher pode doar sangue durante o período menstrual.
VERDADE
Não há nenhum risco para a saúde da mulher doar sangue no período menstrual. Mesmo para aquelas que fazem o uso de anticoncepcional a doação é permitida normalmente.


4 - Grávidas NÃO podem doar sangue.
VERDADE
Grávidas não devem doar sangue. Se o parto for normal, a doação deve ser feita depois de três meses. Em caso de cesariana, somente depois de seis meses.


5 - Mulheres que estão fazendo dieta ou regime para perda de peso podem doar sangue.
VERDADE
Dietas para emagrecimento não impedem a doação de sangue, desde que a perda não tenha comprometido a saúde nem o limite mínimo de peso para a doação, que é de 50 kg.


6 - Depois de doar sangue, a mulher pode ficar fraca e sem forças.
MITO
Assim que a doação de sangue é feita, a doadora recebe um lanche e é indicado se hidratar. Só é preciso evitar atividades bruscas por 12 horas, como andar de bicicleta, carregar peso, atividade em academia de ginástica, etc.


7 - Mulheres com menos de 50 kg não podem doar.
VERDADE
O volume de sangue que é retirado no momento da coleta é proporcional ao peso. Portanto, mulheres com menos de 50 kg não conseguem tirar a quantidade necessária de 9 ml por kg de gordura.


8 - Mulheres podem doar sangue todo mês.
MITO
A doação por mulheres só pode ser realizada a cada 90 dias e até três vezes por ano, com intervalo mínimo de três meses.


9 – Quem fez tatuagem há um ano pode doar sangue.
VERDADE
Pessoas que fizeram alguma tatuagem há mais de um ano podem doar sangue. Caso contrário, o prazo de 12 deve ser aguardado.


10 – Tenho piercing e não posso doar sangue
DEPENDE
Por riscos de contaminação bacteriana, pessoas que possuem piercing na cavidade oral e/ou região genital, não podem doar sangue. Se a doadora retirar o piercing, a doação pode ser feita após 12 meses da retirada. Caso o piercing seja na região do nariz, será necessária uma avaliação do profissional responsável pela coleta.


Requisitos para doação

* Portar documento oficial de identidade com foto (RG, carteira profissional ou carteira de habilitação);

* Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60;

* Pesar acima de 50 Kg;

* Estar em boas condições de saúde.

* Não deve ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (usuário de drogas injetáveis e inalatórias, prática de sexo não seguro e vários parceiros sexuais ou ser parceiro sexual de portadores de Aids ou Hepatite).


*Obs: Os doadores menores de 18 anos acompanhados pelo responsável legal devem levar cópia do documento de identidade de ambos e preencher autorização no momento da doação, ou se desacompanhado, levar cópias dos documentos de identidade e o documento de autorização para doação com firma reconhecida em cartório.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas