Novidades
Vai fazer cirurgia plástica? Saiba quais são as possíveis complicações

05/05/2014

Reações à anestesia, sangramentos e problemas no processo de cicatrização podem ocorrer devido a negligência das orientações pré-operatórias

Seja para realizar procedimentos minimamente invasivos ou para a mudança de todo o contorno corporal, o pré-operatório das cirurgias plásticas requer mudanças de hábitos, como: tabagismo, sedentarismo e alimentação. Essas modificações no dia a dia, conforme explica Tiago André Ribeiro, médico cirurgião plástico, CRM 21671 – PR, são essenciais para prevenir as complicações durante e após o procedimento. “É preciso avaliar se os benefícios serão maiores do que os riscos e se o organismo suporta o procedimento”, orienta.

Os riscos imediatos, que podem aparecer durante ou após a cirurgia, são as reações à anestesia e os sangramentos, que podem ser evitados com a realização da avaliação pré-anestésica. Nesta consulta, um anestesista instruirá o paciente sobre os cuidados que devem ser tomados antes e após o procedimento, como pausa em medicamentos. “Alimentos que prejudicam a coagulação do sangue, como bebidas alcoólicas, podem levar a hemorragias e anular o efeito da anestesia”, explica.

Outro imprevisto comum também ocorre nas cirurgias plásticas de lipoaspiração, quando acontece um acúmulo de líquido na região lipoaspirada, que é absorvido pelo organismo ou pode ser retirado no consultório médico.


Complicações a longo prazo

Após o procedimento, os problemas mais comuns são as cicatrizes, que variam de acordo com o organismo do paciente, porém o resultado final pode ser previsto pelo médico com a análise da pele e dos hábitos do paciente. “Marcas de estrias na pele, por exemplo, indicam que a pessoa não tem uma boa capacidade de retração, por isso a cicatriz pode ficar mais aparente”, diz.

Outra complicação que pode ocorrer em longo prazo é a contratura capsular – no caso de implantes de silicone nos seios – que é caracterizada pela perda da elasticidade da cápsula que envolve a prótese. Neste caso, o silicone é retirado e substituído. “As cirurgias de aumento ou redução mamária também podem gerar perda temporária ou permanente da sensibilidade nas aréolas”, expõe.



Recomendações

Como forma de prevenir as possíveis complicações, hábitos como: tabagismo, consumo de determinados medicamentos, como pílula anticoncepcional e isotretinoína, sedentarismo e exposição ao sol devem ser evitados. “O médico fará uma avaliação clínica dos hábitos do paciente, para que estabeleça restrições que auxiliem o paciente na recuperação”, finaliza Ribeiro.





Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas