Novidades
Você é uma "batata de sofá"? Descubra aqui!

Descubra se você é uma “batata de sofá” no Dia Mundial da Saúde. Termo surgiu nos EUA para identificar pessoas sedentárias e que passam muito tempo sentadas.


Você sabia?

- Que apenas 33,5% dos brasileiros praticam os 150 minutos mínimos semanais de exercícios recomendado pela OMS ? Vida menos ativa leva a incidência e prevalência de doenças.

- Que ao invés de focar em atividades físicas intensas ou moderadas, pequenas doses de 10 minutos dividias ao longo do dia são capazes de promover benefícios na saúde?



Será que você é uma “batata de sofá”?

Esta é uma excelente pergunta para se fazer no Dia Mundial da Saúde, comemorado em 4 de abril. E a resposta, provavelmente, será sim. Afinal, segundo dados do Vigitel 2012 (1), 51% dos brasileiros está acima do peso e apenas 33,5% praticam os 150 minutos de atividade física semanal recomendada pela OMS – Organização Mundial de Saúde. Ou seja, há pouco para celebrar e muito para mudar nesta data, de acordo com Cesar Jardim, cardiologista responsável pelo Clinic Check-Up e Pronto Socorro do HCor.

O termo surgiu e se tornou popular nos EUA em 2012 (couch potato(2)) para designar pessoas sedentárias e resume uma situação alarmante, resultado de uma mudança comportamental impulsionada por avanços tecnológicos e mudanças sociais: o aumento do tempo em que as pessoas passam sentadas no trabalho, em casa ou durante deslocamentos. Os impactos negativos na saúde e na qualidade de vida são percebidos com a incidência e a prevalência de doenças como o diabetes, o estresse, a obesidade e doenças cardiovasculares.

Para descobrir se você faz parte das estatísticas, se faça algumas perguntas no Dia Mundial da Saúde. Descubra quantas horas você passa sentado por dia e como você poderia ser mais ativo. Deixar o carro na garagem três vezes por semana pode ser uma delas. Praticar uma atividade física durante o final de semana, como futebol ou corrida, e caminhar durante a semana pode ser outra alternativa. “O importante é que as pessoas percebam que passar muito tempo sentado faz tão mal para a saúde como fumar ou se alimentar mal”, afirma Cesar Jardim.



Falta de movimento
De acordo com o Vigitel 2012, apenas 14,2% dos brasileiros são ativos durante o deslocamento para o trabalho, 14,9% são inativos fisicamente e 26,4% assistem ao menos três horas de televisão por dia. Um estudo conduzido pela Universidade Federal de Pelotas (3) entrevistou 2.927 pessoas com mais de 20 anos na cidade gaúcha e identificou que, em média, elas passam cerca de seis horas do dia sentadas. A média de tempo tende a crescer de acordo com a posição social mais elevada e o aumento da idade. Apesar de ser um recorte regional, o estudo mostra que o Brasil segue a mesma tendência mundial: pesquisa (4) feita em 66 países mostrou que 41,5% dos adultos passam ao menos quatro horas sentadas.


Nova atitude
Atualmente, o cotidiano das pessoas exige menos consumo calórico do que antigamente. O primeiro passo é buscar uma rotina mais ativa e hábitos mais saudáveis. Mudar esse cenário depende de pequenas atitudes, sem passar horas na academia praticando exercícios de intensidade moderada ou alta. Segundo estudos (5), atividades físicas leves divididas em períodos de ao menos 10 minutos durante o dia já são capazes de fazer a diferença.

“Os riscos de desenvolver doenças pode cair em mais da metade em alguns casos”, explica Cesar Jardim. O médico ressalta que apenas a prática regular de exercícios não basta. É preciso se alimentar de forma balanceada e sem exageros, além de realizar exames periódicos para manter o controle da saúde e prevenir o surgimento de doenças. “A identificação precoce de doenças aumenta as chances de um bom prognóstico. É fundamental realizar check-ups regulares, preventivos e sempre manter uma atitude saudável”, completa o médico do HCor.


Veja abaixo algumas formas de se manter ativo durante o dia:

1- - Use o transporte público para ir ao trabalho ou estacione o carro em um local mais distante para andar até o escritório.
2- - Vá caminhando até locais próximos de sua casa, como padarias, mercados e lojas.
3- - Levante-se para falar com seus colegas de trabalho ao invés de mandar e-mails. Se estiver em outro andar, procure usar a escada.
4- - Quando utilizar o metrô, evite as escadas rolantes.
5- - Dê passeios mais longos com seu cachorro, fará bem a saúde dos dois.
6- - Descubra uma atividade física que ofereça prazer e pratique-a com regularidade.
7- - Aproveite a hora da limpeza em casa para uma atividade física leve ou moderada.
8- - Faça uma pausa durante o dia para andar e incentive sua empresa a adotar rotinas de exercícios laborais.






Referências:

(1): Vigitel 2012 – www.sbpt.org.br/downloads/arquivos/vigitel_2012.pdf

(2): New York Times – http://well.blogs.nytimes.com/2012/07/18/the-couch-potato-goes-global/?_php=true&_type=blogs&_php=true&_type=blogs&_php=true&_type=blogs&_r=2

(3): PLOS | One – http://www.plosone.org/article/fetchObject.action?uri=info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0091614&representation=PDF

(4): Hallal PC, Andersen LB, Bull FC, Guthold R, Haskell W, et al. (2012) Global physical activity levels: surveillance progress, pitfalls, and prospects. Lancet 380: 247-257.

(5): Healy GN, Dunstan DW, Salmon J, Cerin E, Shaw JE, et al. (2007) Objectively measured light-intensity physical activity is indenpendently associated with 2-h plasma glucose. Diabetes Care 30: 1384-1389

Pate RR, O’Neill JR, Lobelo F (2008) The evolving definition of “sedentary”. Exerc Sport Sci Ver 36: 173-178

Healy GN, Matthews CE, Dunstan DW, Winkler EA, Owen N (2011) Sedentary time and cardio-metabolic biomakers in US adults: NHANES 2003-06. Eur Heart J 32: 590-597









Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas