Novidades
Quais as utilizações da toxina botulínica?

20/03/2014

Há pouco mais de vinte anos, era lançado no mercado brasileiro um dos medicamentos biológicos mais conhecidos no mundo: BOTOX® - marca registrada da toxina botulínica A da Allergan. O produto chegou para auxiliar o tratamento da distonia – doença neurológica caracterizada por contrações musculares involuntárias – e do estrabismo. De lá pra cá, a marca não só se tornou sinônimo de beleza, mas foi responsável por grandes transformações na sociedade, na prática clínica e, principalmente, na vida de milhares de pacientes. A toxina botulínica é uma substância produzida pela bactéria "Clostridium botulinum".

Atualmente, no Brasil, já são nove indicações aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): oito terapêuticas e uma para fins estéticos. No mundo, a marca alcançou aprovações em 80 países para 21 indicações diferentes. “Podemos afirmar que a toxina botulínica A foi um divisor de águas para o tratamento de pacientes portadores de distúrbios do movimento e do tônus. Soma-se a isso as inúmeras possibilidades de novas indicações terapêuticas para pacientes de diversas patologias, sempre com baixo índice de efeitos colaterais, altas taxas de sucesso e benefícios incontestáveis”, explica a Prof. Dra. Matilde M. Sposito, coordenadora do Grupo de Bloqueios Neuroquímicos do Instituto Lucy Montoro em São Paulo, uma das pioneiras no uso deste medicamento.


Botox na Odontologia

A toxina botulínica, agora é uma grande aliada dos dentistas para diversos tratamentos odontológicos.

O cirurgião-dentista Dr. Aonio Vieira conta que a toxina botulínica é mais um recurso terapêutico e que vem sendo bastante utilizada no consultório dele: “É um tratamento simples, eficiente e apresenta diversos benefícios, com resultado eficaz, rápido e poucas contraindicações", explica.

Utilizamos o medicamento em tratamentos de dores faciais, como ATM (disfunção da articulação temporo-mandibular), conta Dr. Aonio Vieira. A Dor facial é provocada por alterações na articulação que liga o maxilar à mandíbula — ali está localizado um complexo sistema de músculos, ligamentos e ossos. O tratamento convencional é feito com medicamentos, que podem provocar efeitos colaterais. Já a toxina botulínica é aplicada diretamente no músculo, sem reações desagradáveis.

O profissional conta que a aplicação é mais comum no tratamento de doenças causadas pelo excesso de contração dos músculos, como o apertamento dental e o bruxismo. Essa última é uma disfunção que afeta cerca de 30% dos brasileiros e se caracteriza pelo ranger de dentes durante o sono. "Ao aplicar a toxina nos músculos masseter e temporal, a tensão diminui e o tecido não tem força suficiente para promover o atrito entre os dentes, capaz de causar desgaste", detalha o cirurgião.

No Bruxismo, por exemplo, o músculo mastigatório trabalha além da conta à noite, o que desencadeia o atrito entre os dentes e, como consequência, há um desgaste. No tratamento convencional, são utilizadas placas noturnas, para impedir o contato entre os dentes, o que atrapalha o descanso. Com a aplicação da toxina, isso não ocorre.

O Sorriso gengival, também está sendo tratado com o método. Trata-se de uma disfunção em que a gengiva é exposta excessivamente quando a pessoa sorri. O tratamento convencional é feito por meio de cirurgia, mas a utilização da toxina botulínica trouxe uma opção eficiente e não é invasiva, sendo aplicada nos músculos responsáveis pelo sorriso, relaxando essa musculatura.

O efeito dessa toxina começa a partir do terceiro ao quinto dia após a aplicação e, assim como acontece quando usado para fins estéticos, pela medicina, ela tem a ação diminuída com o passar do tempo. Por isso, a recomendação é de que sejam feitas novas aplicações em períodos que vão de seis a nove meses, dependendo do paciente.


BOTOX® para o tratamento de adultos com bexiga hiperativa e sintomas de incontinência urinária

Em 24 de janeiro de 2013, O FDA (Food and Drug Administration), dos Estados Unidos, aprovou o BOTOX® para o tratamento de adultos com bexiga hiperativa que apresentam sintomas de incontinência urinária frequente e por urgência, que não respondem adequadamente, ou têm intolerância aos medicamentos anticolinérgicos.

"A Allergan tem um compromisso de, no médio prazo, estudar o potencial de BOTOX® para tratar uma série de condições médicas diferentes," diz o Dr. Scott Whitcup, vice-presidente executivo de Pesquisa e Desenvolvimento e responsável científico da companhia. "Com a aprovação de hoje, BOTOX® conta com 26 indicações diferentes aprovadas em mais de 85 países.

Embora a causa exata não seja conhecida, a bexiga hiperativa é uma condição médica que se traduz em um impulso incontrolado de urinar, micção frequente e, em muitos pacientes, um escape incontrolável de urina. Medicamentos anticolinérgicos, que são frequentemente receitados em forma de comprimidos, são utilizados por aproximadamente 3,3 milhões de norte-americanos que apresentam essa condição, com ou sem incontinência urinária. Estima-se, no entanto, que mais de 50% desses pacientes deixam de tomar ao menos um medicamento oral dentro de 12 meses, provavelmente devido a uma resposta inadequada ou à intolerância ao princípio ativo.

"A bexiga hiperativa pode ser uma condição difícil de tratar, já que as opções para os pacientes são limitadas, e os medicamentos disponíveis na atualidade não podem dar-lhes o alívio adequado", afirma o Dr. Victor Nitti, vice-presidente do Departamento de Urologia e diretor de Cirurgia Reconstrutiva e Médica da Pélvis Feminina da NYU Langone Medical Center. "Com BOTOX®, temos uma nova opção de tratamento para oferecer a estes pacientes, pois demonstrou eficácia na redução de perdas urinárias e outros sintomas da bexiga hiperativa, com um efeito que pode durar até seis meses", concluiu o especialista.

A duração média da eficácia de BOTOX® na redução de perdas urinárias e outros sintomas da bexiga hiperativa nos dois estudos clínicos foi de 135 a 168 dias em comparação com 88 a 92 dias com placebo, com base na classificação para um novo tratamento.

O tratamento com BOTOX® alivia os sintomas de bexiga hiperativa por reduzir temporariamente as contrações musculares, bloqueando a transmissão de impulsos nervosos aos músculos da bexiga.


Botox para a Beleza

As marcas de expressão aparecem na face, na forma de sulcos ou rugas. São provocadas pela ação dos músculos de expressão. O uso destes músculos varia de uma pessoa para outra. Algumas pessoas usam muito mais e outras pessoas menos.

O que acontece ao longo do tempo é que o músculo sendo contraído repetidas vezes fica hipertrofiado e com a tonicidade aumentada ( tônus é o grau de contração que permanece mesmo no músculo em repouso ). Tudo acontece como se o músculo da expressão houvesse sido submetido à um programa de musculação. Esta hipertrofia forma sulcos e rugas que aparecem de forma muito marcada no momento da expressão e permanece, um pouco menos marcado, mesmo quando não se está contraindo o músculo. Esses sulcos e rugas permanecem justamente pelo efeito da hipertrofia e do tônus musculares.

Com o passar do tempo a pele se quebra e as rugas ficam mais acentuadas e marcadas. A ação da luz solar, provocando o foto envelhecimento, tira a elasticidade da pele, e todo esse processo se acentua dando um aspecto envelhecido na pele do rosto.

A toxina botulínica, se usada em pequenas doses pode melhorar os aspectos de envelhecimento facial. A dose usada para fins estéticos é de 25 a 100 unidades e a que faz mal ao ser humano é de 3000 unidades. A pequena quantidade usada com fins estéticos obtém os efeitos sem perigos para a saúde.

A Toxina Botulínica é usada para corrigir as rugas de expressão. As rugas da testa, o sulco entre as sobrancelhas e os famosos "pés de galinha" podem ser beneficiadas com o método. A técnica consiste em injetar a substância no músculo cuja hipertrofia e tônus provoca o aparecimento das rugas. Assim se obtém uma paralisia temporária, com o desaparecimento das rugas mais leves e atenuação das mais profundas. A expressão não se altera e não há sensações desagradáveis. A duração do efeito é em média de 6 meses, com tendência à aumentar na maioria dos casos. O que acontece é que o músculo, em repouso forçado pela Toxina Botulínica, se atrofia, e mesmo quando a ação de contração volta, leva algum tempo para existir o efeito de musculação com hipertrofia e volta do tônus muscular.

A aplicação de Toxina Botulínica pode ser então repetida. Com a paralisia temporária do músculo, o hábito condicionado que forma rugas de expressão diminui , e com este descondicionamento ,a velocidade de aparecimento de novas rugas é menor. Então mesmo parando o uso, permanece um efeito benéfico. Com as aplicações repetidas, existe uma tendência à haver um efeito cada vez mais prolongado.

Algumas pessoas no entanto podem apresentar um efeito vacina e a Toxina não ser mais eficiente, mas isso ocorre em pequena porcentagem de casos. O produto é liberado pelo FDA (agência de controle de medicamentos norte-americana), como bloqueador muscular e, quando usado por médicos treinados, não apresenta complicações sérias.


Perguntas e respostas em Beleza

1. Para que serve a Toxina Botulínica em Medicina Estética?
A Toxina Botulínica vem sendo usado para tratamento imediato das rugas da face. Os melhores resultados são para as rugas da testa, as da região entre as sobrancelhas e para as do canto dos olhos, os "pés de galinha". Vem sendo utilizado para a região do pescoço e para tratamento de Hiperhidrose Axilar e Palmar

2. Como funciona a Toxina Botulínica?
O medicamento bloqueia o funcionamento do músculo em que foi injetado. O músculo relaxa e não contrai mais por algum tempo. Os músculos em que é injetado não tem função para o corpo e são os que provocam as rugas. Com o relaxamento destes músculos se obtém o desaparecimento das rugas.

3. A região em que foi aplicado o medicamento fica anestesiada?
Não, não há nenhuma alteração de sensibilidade. O que muda é só a capacidade de movimento de alguns músculos que são os formadores de rugas e sulcos de expressão.

4. O tratamento serve para todas as idades?
Sim, algumas pessoas que tem estes músculos muito fortes podem ter aparecimento de marcas de expressão muito cedo, mesmo logo após os 20 anos. Em pessoas muito idosas, as marcas são mais profundas e podem necessitar de tratamento complementar com preenchimento, mas todas as idades podem obter beneficio para a aparência com este tratamento.

5. Quanto tempo dura o efeito do tratamento?
O efeito dura em torno de 6 meses para homens e 8 meses para a mulher. Após este tempo a capacidade de movimento dos músculos tratados volta ao que era antes. A Toxina Botulínica pode então ser repetido para manter o efeito estético.

6. Existe efeito à longo prazo?
Existe a necessidade de repetir as aplicações para se manter o efeito, mas à longo prazo existe um efeito residual por diminuição da atividade do músculo e controle do hábito de contrair. Pode então ser necessário doses menores para se obter o efeito desejado. Mas isto não ocorre igualmente para todas as pessoas.

7. A Aplicação dói?
É usado material muito delicado para fazer as aplicações, como microagulhas, e também é usado previamente um creme anestésico que deixa o tratamento muito tolerável e bem aceito.

8. É um tratamento demorado? É necessário repouso após a aplicação?
Não, a aplicação é simples e dura em média 10 minutos. É feita na própria clínica e o paciente pode voltar imediatamente ao trabalho, não necessita nenhum repouso.

9. Pode tomar sol após a aplicação?
Não há restrições ao sol por causa do tratamento, no entanto, recomenda-se o uso de filtro solar porque o objetivo é o rejuvenescimento facial.

10. O tratamento é dispendioso?
O medicamento custa relativamente caro, mas o tratamento acaba não sendo muito dispendioso porque é simples e não necessita hospitalização para ser realizado.



Veja mais sobre Dermatologia e Beleza em:
1) Dermatologia e Saúde com Dra. Érica Monteiro

2) Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin

3) Beleza e Estética com Orlando Sanches

4) Cirurgia Plástica e Saúde com Dr. Alan Landecker





Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas