Novidades
Plástica na adolescência

Plástica na adolescência: a decisão deve ser compartilhada com a família e o médico

“Quanto às lipoaspirações, elas estão praticamente contra indicadas na adolescência, pois podemos perder a oportunidade de incentivar o adolescente a adotar hábitos saudáveis como uma boa alimentação e a prática de atividades físicas”, defende Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada.

Além do público feminino, a cirurgia estética está atraindo cada vez mais o público jovem. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em 2006, foram realizadas 700 mil plásticas estéticas no país, sendo que os adolescentes - entre 14 e 18 anos - representaram 15% desse total, ou seja, 105 mil jovens se submeteram a algum tipo de intervenção estética. Na lista dos procedimentos mais procurados por este público estão: rinoplastia (plástica de nariz), mamoplastia redutora (diminuição das mamas), mamoplastia de aumento (prótese de silicone), lipoaspiração, correção de orelhas em abano (otoplastia) e a ginecomastia (correção do volume das mamas masculinas).

“A adolescência é marcada por diversas mudanças físicas, psicológicas e comportamentais que, muitas vezes, não justificam a opção pela cirurgia. É importante destacar que a cirurgia plástica deve ser uma opção nesta etapa da vida, em situações em que a única solução para resolver questões que abalam a auto-estima e o estado emocional do jovem seja realmente a cirurgia”, defende o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada.

“Normalmente, a opção pela cirurgia plástica deve ser feita pelo próprio paciente, que deve estar convicto de que a deseja, depois de ter tentado conviver com o problema que tem ou julga ter, sem conseguir resolvê-lo por outros meios”, explica o médico. Só que no caso dos adolescentes, essa decisão está nas mãos de seres em formação, não de adultos. “A adolescência é marcada pela não aceitação do próprio corpo, que passa por muitas transformações, num curto período. Por isto, defendo a responsabilidade de pais e médicos na decisão do adolescente de se submeter à uma cirurgia plástica”, diz Ruben Penteado.

Há casos em que a cirurgia plástica na adolescência ou até mesmo na infância se faz necessária, como o caso das orelhas em abano que podem ser corrigidas a partir dos sete anos de idade, fase em que a cartilagem da orelha está completamente formada. Mas, quando o assunto é puramente estético, o especialista faz uma ressalva: “o médico precisa conversar com os pais e, principalmente, com o adolescente”, afirma Ruben Penteado.

O profissional conta que, em muitos casos, é muito difícil para os pais imporem limites aos filhos, mas eles são necessários e cada família lida com estes conflitos de maneira distinta. Quanto ao papel do médico neste processo, Ruben defende que “a insatisfação que o adolescente relata com o próprio corpo deve ser encarada com critérios médicos, para que haja uma indicação precisa da cirurgia plástica. É necessário também avaliar a maturidade física e emocional do adolescente e informar ao paciente e aos pais os passos da cirurgia, os riscos e as possibilidades de complicações, bem como as restrições no período de recuperação”, diz.

Sob o ponto de vista clínico, “a plástica na adolescência precisa ser cuidadosa, pois é uma cirurgia com todos os riscos de qualquer outra. O cirurgião deve solicitar todos os exames pré-operatórios necessários e, inclusive, encaminhá-los para avaliação de outros especialistas, se for o caso”, enfatiza o médico.

Idade ideal?

“Desde que o jovem seja saudável e todos os exames pré-operatórios sejam realizados, não existe uma idade exata a partir da qual as cirurgias plásticas possam ser realizadas. É preciso considerar o desenvolvimento físico e emocional de cada paciente”, afirma o diretor do Centro de Medicina Integrada.

Em casos de mamas chamadas gigantes, ou seja, quando notadamente as mamas têm um tamanho desproporcional ao corpo, a cirurgia plástica pode ser feita mesmo precocemente, entre os 14 ou 15 anos, uma vez que comprometem o bom desenvolvimento postural da jovem e limitam as atividades físicas. “Já em relação às queixas de mamas pequenas, só se indica a cirurgia precocemente, antes dos 18 anos, para implante de próteses mamárias nos casos em que por uma alteração no desenvolvimento das mesmas ocorra uma assimetria muito grande. Mesmo assim, ainda existe a possibilidade de nova intervenção ao final do período de crescimento para ajustar o resultado”, explica Penteado.

“Quanto às lipoaspirações, na minha opinião, elas estão praticamente contra indicadas na adolescência, pois podemos perder a oportunidade de incentivar o adolescente a adotar hábitos saudáveis como uma boa alimentação e a prática de atividades físicas”, defende o diretor do Centro de Medicina Integrada. Em relação à rinoplastia ou rinosseptoplastia, o procedimento está indicado em qualquer idade sempre que se detectar uma dificuldade respiratória causada, por exemplo, por um desvio de septo nasal. “Em casos meramente estéticos, penso que convém aguardar os 18 anos”, afirma.

Mas, e quanto aos riscos?

“Cirurgicamente, uma pessoa de 16 anos está sujeita aos mesmos riscos que uma de 50 anos. O importante é individualizar a indicação da cirurgia, para que, em cada caso, o resultado melhore a qualidade de vida do paciente”, finaliza. Apesar disso, é importante registrar um alerta: a cirurgia plástica em jovens exige cuidados especiais. Nessa fase, há inúmeras mudanças hormonais e é preciso estar com o corpo totalmente formado para se submeter a uma cirurgia. As plásticas de redução e aumento de mamas com caráter puramente estético, por exemplo, são indicadas apenas quando a menina está com 80% a 90% do total de seu crescimento. “Essa análise pode ser feita por meio da idade óssea e da estatura dos pais e parentes de 1º grau”, diz o médico.

Mesmo seguindo todas essas regras, no entanto, a avaliação criteriosa do cirurgião plástico sempre será fundamental, pois em muitos casos pode haver exceções e outras orientações.

Na hora de fazer uma cirurgia plástica:
- Procure sempre um especialista em cirurgia plástica que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

- Busque indicações de amigos que já fizeram cirurgia com um determinado profissional;

- Leve em conta o nível de informação do médico durante a consulta;

- Não utilize apenas critérios financeiros para fazer sua escolha.

Fonte: Centro de Medicina Integrada


SERVIÇO:
Centro de Medicina Integrada
Endereço: Rua Tuim, 929 - Moema
São Paulo-SP
Tel: (11) 5535 0830
www.medintegrada.com.br

E-mail: rubenpenteado@terra.com.br

Veja mais sobre o assunto em nossas coluna de Cirurgia Plástica com Dr. Alan Landecker




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas