Novidades
Não é só você que tem insônia! Veja aqui como ter um sono restaurador!

02/03/2014



Doenças do dono são uma epidemia em todo o planeta

• 35% das pessoas não sentem que tiveram uma noite suficiente de sono, impactando tanto a saúde física quanto mental.

• Insônia afeta entre 30-45% da população adulta.

• A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) afeta um terço da população adulta brasileira. Se não manejada apropriadamente, a SAOS pode ter um impacto significante na saúde e no bem estar. A insônia primária (insônia sem outras condições predisponentes), afeta 1-10% da população geral, aumentando para 25% nos idosos.

• A Síndrome das Pernas Inquietas é um transtorno comum, acometendo aproximadamente 6% da população,. Essa condição pode promover uma redução significativa da qualidade de vida.

• Pessoas com SAOS param de respirar repetidamente durante a noite. A SAOS é causada pela obstrução das vias aéreas superiores. O colapso da via aérea pode ser devido a fatores como o aumento da língua, excesso de tecido ou redução do tônus muscular que sustenta as vias aéreas.

• Cada parada na respiração pode durar de 10 segundos a mais de 1 minuto está associada à queda do oxigênio sanguíneo em cada evento. Os eventos podem ocorrer numa frequência de 5 a mais de 100 vezes por hora. Isso provoca uma grande sobrecarga do coração e pode levar a numerosos problemas sérios de saúde (Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, NIH, 2009).



Consequências Conhecidas

Um estudo americano estima que:
• O custo anual da insônia gira entre U$92.5 bilhões e U$106.5 bilhões.

• 71.000 pessoas são vítimas de acidentes relacionados aos transtornos do sono.

• 1.550 pessoas morrem em acidentes relacionados a transtornos do sono.

46% dos indivíduos com transtornos do sono frequentes relatam perda de dias de trabalho ou de eventos, ou cometem mais erros no trabalho. Bons dormidores apresentam taxas de 15%.



CAMPANHA 2014

Para 2014, no dia 14 de março, será promovido o slogan “Sono restaurador, boa respiração, corpo saudável”.

O DMS é organizado pelo Comitê do Dia Mundial do Sono da Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine – WASM) e visa à redução das consequências dos problemas do sono na sociedade através da prevenção e manejo dos transtornos do sono. O Dia Mundial do Sono acontece na sexta-feira antes do equinócio de Março, portanto, a data muda a cada ano. As futuras datas dos próximos eventos serão: 20 de março de 2015 e 18 de março de 2016.


O DMS emitiu a seguinte declaração relacionada ao Dia Mundial do Sono:



DECLARAÇÕES DO DIA MUNDIAL DO SONO:

• Uma vez que a sonolência e insônia constituem uma epidemia global que ameaça a saúde e a qualidade de vida,
• Uma vez que muito pode ser feito para prevenir e tratar a sonolência e insônia,
• Uma vez que conscientização de profissionais de saúde e do público são os primeiros passos para a ação,
• Declaramos que os transtornos do sono são passíveis de prevenção e são condições médicas tratáveis em todos os países do mundo.



SONO RESTAURADOR, BOA RESPIRAÇÃO, CORPO SAUDÁVEL

O objetivo do slogan de 2014 é aumentar a conscientização de fatores modificáveis que podem melhorar a qualidade do sono e reduzir a ocorrência de fadiga e da sonolência diurna. Pessoas interessadas devem consultar os “10 Mandamentos para um Bom Sono” para adultos e crianças que foram disponibilizados no website do Dia Mundial do Sono.



SONO RESTAURADOR é um dos pilares da saúde. Três elementos da boa qualidade do sono são:

• Duração: o tempo de sono deve ser o suficiente para que a pessoa se sinta descansada e alerta no dia seguinte.
• Continuidade: os períodos de sono devem ser suaves e sem fragmentação.
• Profundidade: o sono deve ser profundo o suficiente para ser restaurador.
A falha na obtenção do sono de qualidade leva a redução da atenção, da concentração, da produtividade no trabalho e nas atividades acadêmicas, e ao aumento de acidentes automobilísticos.


BOA RESPIRAÇÂO durante o sono é um aspecto importante. Transtornos respiratórios do sono, como a síndrome da apneia obstrutiva do sono, podem levar a numerosos problemas de saúde, como hipertensão, doença cardíaca, acidente vascular cerebral e diabetes. Existem fatores modificáveis que podem prejudicar a respiração durante o sono. Pessoas obesas apresentam um acúmulo de gordura nas vias aéreas superiores que provoca um aumento da espessura desses tecidos, e que juntamente com uma língua com tamanho aumentado, pode promover a interrupção do fluxo aéreo. Um grande abdômen interfere na função respiratória do diafragma. A obesidade, uma condição que tem se tornado epidêmica em países em desenvolvimento, pode ser controlada, e desta forma, a ocorrência de apneia do sono pode ser prevenida.

Crianças com amígdalas grandes e inflamadas podem apresentar obstrução das vias aéreas superiores e apneia. A síndrome da apneia obstrutiva do sono em crianças pode levar ao atraso de desenvolvimento físico e mental e a remoção das amígdalas pode ser curativa.

Alguns medicamentos podem reduzir a atividade dos centros respiratórios e agravar a apneia do sono. Entre tais drogas estão os remédios “tarja preta”, que são, ironicamente, usados para dormir. Codeína – presente em analgésicos, pode diminuir a força do esforço respiratório e piorar a apneia do sono.

CORPO SAUDÁVEL é a premissa que leva ao sono restaurador. Pessoas doentes não dormem bem. O alívio destas doenças e a prevenção de hábitos não saudáveis contribuem para o aumento da qualidade do sono.




Veja mais sobre INSÔNIA, clicando aqui


Veja mais Hábitos simples para Dormir melhor e Acordar mais Disposto, clicando aqui




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas