Novidades
Você sabia que ficar em pé e usar salto alto por um longo período, pode causar inflamação nos ossos da sola do pé? Veja aqui o problema de Xuxa!

21/02/2014


A apresentadora Xuxa descobriu recentemente a inflamação nos sesamoides, uma das doenças que pode ser ocasionada pelo uso excessivo dos saltos altos


É fato que charme e elegância femininos estão relacionados ao uso de salto alto. Em contrapartida, a esse hábito estão associadas dores na coluna e nos pés. Ainda, uso excessivo deste acessório associado a longos períodos em pé, pode desenvolver entre outras doenças, a sesamoidite - inflamação nos ossos da sola do pé, próximo ao dedo maior - diagnoticada na apresentadora Xuxa recentemente. “Essa doença ocasiona danos para o paciente desde os pés até a coluna, passando pela panturrilha e os joelhos”, explica o ortopedista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Renato Raad.

O salto alto força o indivíduo a equilibrar-se sobre uma base muito menor, a ponta dos pés, e para que esse equilíbrio seja mantido, grupos musculares, não treinados para tal função, serão forçados, favorecendo as lesões. “O resultado de tanto esforço são lesões musculares, tanto na coluna como nos membros inferiores. O salto alto é o maior causador de lesões musculares, como dores lombares e nas vértebras”, ressalta o ortopedista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Eduardo Murilo Novak.


Complexo de Cinderela

De onde vem o culto ao salto alto? “O conceito vem da ideia de que pé feminino ideal é aquele pequenino, estreito e que caiba num sapato de cristal, de preferência com um salto bem alto”, diz o ortopedista, citando o Complexo de Cinderela. Entretanto, a cultura vai contra a anatomia.

De acordo com Eduardo o desenho do pé é feito para que haja uma perfeita distribuição do peso do corpo, entre os mais diversos ossos da extremidade dos membros inferiores. “A parte detrás do pé (retropé) tem ossos fortes, grandes e robustos, que servem para absorver impacto e sustentar o peso do corpo”, explica. Assim, dá para entender, porque nosso calcanhar tem um coxim de gordura, que serve para amortecer a carga. “A parte da frente do pé (antepé) tem ossos finos, longos, que servem para dar impulsão ao indivíduo”, completa o médico.


Dicas de uso de Calçados

Mas, é possível usar salto porém com moderação e por pouco tempo. O especialistas dão algumas dicas para a escolha dos calçados ideais:

• Trocar o salto de 10 cm pelo de 3cm;
• Usar mais calçados confortáveis que deixam os dedos se movimentar, não prejudicando unhas que sofrem com os bicos finos;
• Usar tênis é a melhor opção quando os problemas aparecem;
• Usar salto plataforma. “Os calçados com salto plataforma eleva os pés e não apenas a região do calcanhar”, salienta Dr. Alison.
• Descartar sapatos que apresentam desnível maior que 5 cm entre a parte frontal e o calcanhar.



Veja mais sobre ORTOPEDIA em:

Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini





Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas