Colunistas

José Carlos Altieri
Dicas de Atividade Física
Artigos | Currículo   

Ginástica Localizada

E aí turma, tudo bem?

Para a nossa conversa desse mês eu selecionei uma das aulas mais procuradas e uma das poucas que mantém até hoje um público fiel sem perder sua popularidade.

A ginástica localizada surgiu praticamente junto com a aeróbica, no começo não era muito frequentada devido ao grande sucesso da aeróbica mas, aos poucos as pessoas foram percebendo que para manter uma harmonia corporal só a aeróbica não bastava, éra preciso algo mais, alguma coisa que deixasse os músculos firmes e torneados. Foi aí que entrou a localizada, cujo objetivo é exatamente esse:

Tonificação com leve hipertrofia muscular, ou seja, trabalhar a musculatura de modo que você não se torne um "RAMBO" da vida mas que ao mesmo tempo tenha tudo no lugar. ISSO SÓ É POSSÍVEL UTILIZANDO-SE UM NÚMERO MAIOR DE REPETIÇÕES PARA CADA MOVIMENTO E, EM CONTRA PARTIDA, SOBRECARGAS MENORES.

Nesse tipo de aula a idéia é sempre trabalhar contra uma resistência, essa resistência pode ser imposta pelos mais diversos tipos de materiais sendo que os mais comuns são:

halteres (pezinhos) de mão, tornozeleiras, bastões com pesos variáveis, medicine-ball, step, enfim, qualquer material que, de uma forma ou de outra, possa intensificar um movimento qualquer.

A aula, normalmente, é dividida em três partes:

Aquecimento: Dura cerca de 08 minutos e tem como prioridades o alongamento muscular e a mobilidade articular preparando tais segmentos para a proxima fase.

Parte principal: Dura, em média, de 40 a 45 minutos. Nessa fase o ideal é que se trabalhe de forma harmoniosa todos, ou os principais, grupos musculares. No caso de grupos de alunos com uma frequência regular de 2 ou 3 vezes por semana e no mesmo horário, o professor poderá dar uma ênfase maior a determinados grupos musculares em cada dia.

Alongamento: São aproximadamente 8 minutos para fazer com que a musculatura volte ao seu estado de tônus normal além de proporcionar um relaxamento muscular.

Dica do mês: Se você começar a executar os exercícios com certa facilidade, é sinal de que o músculo já se habituou com tal sobrecarga então, não hesite, aumente o peso para obter melhores resultados e BOA SORTE !!

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Musculação, com Amauri Altieri








Veja todos os artigos
Pausa Ativa
Os três segredos do sucesso
Ginástica Localizada
Alongamento
Step
Circuito
Funk
Abdominais e botom half (coxas e glúteos)
Aula de Axé
Boxe e artes marciais
Quem é BOB ??
Core
Double Step
Spinning
Ginástica com segurança
Quanto tempo eu devo malhar
Corpo saudável é corpo malhado?

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas