Canal Direto
Informações do Ministério da Saúde
Entrevistas    Matérias    Notícias



Compartilhar


06/04/2012
Governo propõe isenção para quem investir em oncologia e reabilitação


Medida provisória da isenção a pessoas físicas e jurídicas que aplicarem recursos em serviços de prevenção e tratamento do câncer e na reabilitação da pessoa com deficiência


Incentivo à pesquisa, ações e serviços no combate ao câncer ou na busca de aprimoramento na área de reabilitação pode ter isenção fiscal. Medida Provisória, anunciada nesta terça-feira (3), faz parte do Plano Brasil Maior, e prevê que pessoas físicas e jurídicas de impostos possam ser isentas mediante a doação de recursos para entidades e serviços – filantrópicos - de tratamento de câncer e para deficiência. A proposta faz parte do pacote de medidas para aumentar a competitividade das empresas nacionais em meio à crise financeira internacional.
A soma das deduções de impostos não poderá exceder 4% para pessoa jurídica e 6% para pessoa física. A base de cálculo da doação sobre o imposto somente poderá ser destinada a ações de serviços oncológicos e a reabilitação da pessoa com deficiência.

“Além de garantir a manutenção dos serviços, a dedução de valores vai certamente incentivar doações destinadas ao tratamento e à pesquisa na área do câncer e da saúde da pessoa com deficiência”, destaca o ministro Alexandre Padilha. Segundo ele, o projeto representa um importante avanço no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nossa proposta é a inserção cada vez mais integrada entre as empresas e os serviços assistenciais dentro das redes de atenção à saúde”, defende.

Por meio da MP, governo federal institui o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e à Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD).

Os programas têm a finalidade de captar e canalizar recursos destinados a estimular ações para reabilitação da pessoa com deficiência e oncologia. A medida inclui a promoção, diagnóstico, tratamento, cuidados paliativos ao câncer e a reabilitação e adaptação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

A implementação dos programas ocorrerá mediante incentivo a doações e patrocínios de pessoas físicas e jurídicas destinados a ações e serviços de atenção oncológica desenvolvidos por pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos que se destinam à prevenção e ao combate ao câncer e ao tratamento de deficiências físicas, motoras, auditivas, visuais e intelectuais.

DOAÇÕES – Serão consideradas doações transferência de quantias em dinheiro; transferência de bens móveis ou imóveis; comodato ou cessão de uso de bens imóveis ou equipamentos; realização de despesas em conservação, manutenção ou reparos nos bens móveis, imóveis e equipamentos, inclusive os referidos; e fornecimento de material de consumo, hospitalar ou clínico, medicamentos ou produtos de alimentação.

O Programa tem como objetivo criar condições materiais e institucionais para que a rede de atenção oncológica e da saúde da pessoa com deficiência.




Compartilhar




Veja todas

19/10/2014 - Perguntas e Respostas sobre Chikungunya
27/05/2014 - Arthur Chioro, Ministro da Saúde, defendeu em almoço debate em 26/05, diálogo entre setores público e privado para melhorar investimentos em saúde!
24/05/2013 - Mais médicos: o cidadão não pode esperar
02/12/2012 - Responsabilidade Humana
29/08/2012 - Acordo para redução de sódio inclui novos alimentos
06/04/2012 - Ministério alerta para redução do estoque de sangue
06/04/2012 - Liberados recursos para a construção de 29 polos da Academia da Saúde em 28 municípios da região
06/04/2012 - Equipes da atenção básica serão avaliadas por melhora no atendimento
06/04/2012 - Ministério fecha acordo com escolas particulares por cantinas mais saudaveis
06/04/2012 - Governo propõe isenção para quem investir em oncologia e reabilitação
10/11/2011 - Líderes mundiais discutem avanço do turismo médico no Brasil
30/07/2011 - A Longevidade para os Brasileiros

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas