Canal Direto
Informações do Ministério da Saúde
Entrevistas    Matérias    Notícias



Compartilhar


24/05/2013
Mais médicos: o cidadão não pode esperar

MAIS MÉDICOS: O CIDADÃO NÃO PODE ESPERAR!

Por Alexandre Padilha - Ministro da Saúde


Atrair médicos estrangeiros para o Brasil não pode ser um tabu. O Brasil precisa de mais médicos, com qualidade e mais perto da população. Temos 1,8 médico para cada mil brasileiros, índice abaixo de países desenvolvidos, como Reino Unido (2,7), Portugal (4) e Espanha (4), de outros latino-americanos como Argentina (3,2) e México (2).


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou da Reunião Tripartite, em Brasília (DF).
Fotos: Karina Zambrana - ASCOM/MS


A escassez destes profissionais é latente, os desníveis regionais tornam o quadro ainda mais dramático: 22 estados têm média inferior à nacional, como Maranhão (0,58), Amapá (0,76) e Pará (0,77). Mesmo em São Paulo, apenas cinco regiões do Estado estão acima do índice nacional, deixando o Estado com 2,49 médicos por mil habitantes.

De 2003 a 2011, surgiram 147 mil vagas de primeiro emprego formal para médicos, mas só 93 mil se formaram. Além disso, os investimentos do Ministério da Saúde em novos equipamentos de saúde demandarão a contratação de mais 26 mil médicos até 2014.

Nas áreas mais carentes, a dificuldade de por médicos à disposição da população é crônica: em alguns casos, salários acima dos pagos aos ministros do STF e planos de carreira regionais não bastam.

Foi este nó crítico que levou prefeitos de todo o País a pressionarem o Governo Federal por medidas para levar mais médicos para perto da população. Para enfrentar esta realidade, os ministérios da Saúde e da Educação estão analisando modelos de países com dificuldades semelhantes.

Primeiro, estamos trabalhando para estimular os jovens brasileiros, com ações como o Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab), que oferece bolsa de R$ 8 mil/mês e bônus de 10% nas provas de residência a quem atua em áreas carentes, e a expansão das vagas em cursos de medicina e de residência. Mas oito anos de formação é tempo demais para quem sofre à espera de atendimento.

A experiência internacional tem apontado para duas estratégias: uma em que o médico se submete a exame de validação do diploma e obtém o direito de exercer a medicina em qualquer região; e outra específica para as zonas mais carentes, em que se concede autorização especial para atuação restrita àquela área, na atenção básica, por um período fixo. Na Inglaterra, por exemplo, quase 40% dos médicos em atuação se graduaram em outros países – índice que é de 25% nos Estados Unidos, de 22% no Canadá e de 17% na Austrália -, enquanto, no Brasil, apenas 1% dos profissionais se formou no exterior.

O debate tem sido conduzido, dentro do Governo Federal e com a sociedade, com responsabilidade. Ainda não há uma proposta definida, mas alguns pontos já foram descartados: não haverá validação automática de diploma; não admitiremos profissionais vindos de países com menos médicos que o Brasil; e só atrairemos profissionais formados em instituições de ensino autorizadas e reconhecidas em seus países de origem. Com isso, atrair profissionais qualificados será mais uma das medidas para levar mais médicos para onde mais precisamos.




Compartilhar




Veja todas

19/10/2014 - Perguntas e Respostas sobre Chikungunya
27/05/2014 - Arthur Chioro, Ministro da Saúde, defendeu em almoço debate em 26/05, diálogo entre setores público e privado para melhorar investimentos em saúde!
24/05/2013 - Mais médicos: o cidadão não pode esperar
02/12/2012 - Responsabilidade Humana
29/08/2012 - Acordo para redução de sódio inclui novos alimentos
06/04/2012 - Ministério alerta para redução do estoque de sangue
06/04/2012 - Liberados recursos para a construção de 29 polos da Academia da Saúde em 28 municípios da região
06/04/2012 - Equipes da atenção básica serão avaliadas por melhora no atendimento
06/04/2012 - Ministério fecha acordo com escolas particulares por cantinas mais saudaveis
06/04/2012 - Governo propõe isenção para quem investir em oncologia e reabilitação
10/11/2011 - Líderes mundiais discutem avanço do turismo médico no Brasil
30/07/2011 - A Longevidade para os Brasileiros

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas