Canal Direto
Informações do Ministério da Saúde
Entrevistas    Matérias    Notícias



Compartilhar


06/04/2012
Ministério alerta para redução do estoque de sangue


Como ha queda nas doações no período por causa do feriado da Semana Santa, o Ministério convoca doadores para reposição do estoque nos hemocentros de todo o país


Com o feriado prolongado da Semana Santa, é comum ocorrer uma redução no estoque de sangue dos hemocentros de todo o País. Muitas pessoas viajam e deixam de doar sangue nesse período. Como o sangue é perecível, a coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde alerta para a necessidade de reposição do estoque.

O sangue não é comercializado, o sangue não é fabricado, o sangue é sempre retirado de uma pessoa para ser infundido numa outra pessoa que está numa situação bastante vulnerável, de bastante necessidade. Essa bolsa de sangue pode significar viver ou morrer, enfatiza o coordenador-geral de Sangue, Guilherme Genovez.

Para evitar a redução nos bancos de sangue, o doador tem como opção procurar o serviço de saúde mais próximo do local onde esteja no feriado e se informar sobre como doar.

Quem pode doar
Para doar sangue é necessário apresentar documento com foto, válido em todo território nacional; ter peso acima de 50 Kg; ter idade entre 18 e 67 anos; podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal.


Quem não pode doar
Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.


Recomendações
Nunca vá doar sangue em jejum; faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação; evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação; Interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho.




Compartilhar




Veja todas

19/10/2014 - Perguntas e Respostas sobre Chikungunya
27/05/2014 - Arthur Chioro, Ministro da Saúde, defendeu em almoço debate em 26/05, diálogo entre setores público e privado para melhorar investimentos em saúde!
24/05/2013 - Mais médicos: o cidadão não pode esperar
02/12/2012 - Responsabilidade Humana
29/08/2012 - Acordo para redução de sódio inclui novos alimentos
06/04/2012 - Ministério alerta para redução do estoque de sangue
06/04/2012 - Liberados recursos para a construção de 29 polos da Academia da Saúde em 28 municípios da região
06/04/2012 - Equipes da atenção básica serão avaliadas por melhora no atendimento
06/04/2012 - Ministério fecha acordo com escolas particulares por cantinas mais saudaveis
06/04/2012 - Governo propõe isenção para quem investir em oncologia e reabilitação
10/11/2011 - Líderes mundiais discutem avanço do turismo médico no Brasil
30/07/2011 - A Longevidade para os Brasileiros

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas