Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

03/10/2011
Especialista explica como harmonizar vinhos neste final de ano

Festas de confraternização e reuniões com pessoas queridas são eventos que fazem parte do final de ano, além da ceia de Natal e do Réveillon. E o vinho torna-se elemento principal e indispensável para essas ocasiões, mas se não estiver em harmonia com o prato servido pode deixar o encontro menos saboroso. Por isso, é importante não errar ao servir a bebida ou presentear o anfitrião.

“O vinho e a refeição devem se complementar, deve haver compatibilidade. Por isso, é importante conhecer as características do vinho, como aroma e acidez, assim como conhecer o prato”, explica a enófila Cátia Betta, da Wine Lovers. Ela ressalta que não é necessário ser um especialista para fazer a harmonização. “Comidas com muito sabor pedem vinhos mais encorpados como o Mandolin Syrah, Finca Altorfer Cabernet Sauvignon ou Miros de Ribera Crianza Tempranillo. pratos mais delicados, vinhos mais leves”

Em uma reunião com amigos, uma boa pedida é a combinação ‘queijos e vinhos’. Contudo, Cátia ressalta que apesar de comum, essa dupla é de difícil harmonização. “Para não errar, o ideal é seguir a regra básica: queijos leves com vinhos brancos como , Spann Betsy Blond e Owl Ridge Sauvignon Blanc ou tintos leves Burnside Road e queijos encorpados e temperados com tintos mais encorpados”, esclarece a enófila.

Para a ceia de Natal e o Réveillon, Cátia explica que se o prato for uma carne branca, frango, porco ou peru, o melhor é servir tintos leves, como Estrada Creek zinfandel ou brancos encorpados Bogle Chardonnay, originários da região Sonoma na California. Se a opção for um peixe, os mais suaves Alba de Miros Verdejo vão melhor. “Peixes de paladar mais forte, como salmão, se dão bem com vinhos brancos mais encorpados, e uma bacalhoada à portuguesa harmoniza perfeitamente com um Bogle Chardonnay”, ressalta Cátia. Porém, se o prato principal consistir em carne vermelha, as melhores opções são os taninos fortes Bogle Petite Sirah Reserva. “As comidas ricas em proteína suavizam o tanino do vinho tinto de forma que os sabores de fruta conseguem se apresentar mais facilmente”, explica a enófila.

Outra dica importante é que alimentos com temperos muito acentuados, como curry, shoyu ou vinagre, não combinam com vinho. Entretanto, Catia afirma que é possível harmonizar a bebida com feijoada. “Para esse prato em especial, podemos acompanhar com o californiano Pezzi King Zinfandel. Comida japonesa vai muito bem com um branco cítrico, como o Bogle Viognier e chocolates combinam com vinhos do Porto e licor de Tannat”, explica a enófila.

Cátia lembra que não há regras absolutas na harmonização de vinhos. “O paladar, a experiência pessoal e o prazer não podem ser deixados de lado na hora de combinar o vinho com o prato”, finaliza.

Dicas de presentes

Se a intenção é oferecer uma garrafa de vinho como presente, os cuidados devem ser outros. Um vinho simples demais pode desmerecer o amigo, já um muito sofisticado e de custo elevado pode significar um risco caro, pois nem sempre preço é sinônimo de qualidade. Nesses casos, quem atende bem a todos os paladares e bolsos é o D’ Alessandro como o branco Catarrato ou Nero D´Avola Syrah).

Confira algumas dicas para não errar na combinação do vinho com o prato:

• Vinho rosé, champanhes brut e o meio seco podem acompanhar todos os pratos

• Geralmente, alimentos com muito sabor pedem vinhos mais encorpados e pratos mais delicados, vinhos mais leves

• Carnes e assados pedem, por serem mais gordurosos, vinhos tintos, com mais taninos

• Aves combinam com tintos encorpados e aromáticos, já frangos e perus, com brancos igualmente encorpados ou tintos frutados

• Para acompanhar a sobremesa, é preferível oferecer vinhos brancos doces, como Moscatel e os de colheita tardia

• Não se adiciona cubos de gelo ao cálice de vinho, nem se aquece

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do Alimento com a Nutricionista Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas