Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

12/08/2011
Esporte X Lesões

As lesões podem ser consideradas como o principal fator de afastamento de atletas e esportistas de sua modalidade esportiva. Esse afastamento é prejudicial, pois influencia diretamente no seu desempenho físico e técnico, além dos possíveis prejuízos psicológicos, já que a recuperação pode ser demorada, exigindo dele muita paciência e cautela para voltar à atividade, conseqüentemente a equipe também é prejudicada.

Cada esporte tem suas características próprias de espaço, tempo, dinâmica e exigências físicas, o que pode caracterizar o tipo de lesão mais frequente em cada um deles, o ortopedista e especialista em medicina do esporte Maurício Póvoa Barbosa cita algumas delas:

Corrida

Fraturas por estresse: esse tipo de lesão, que antes era exclusiva de atletas profissionais, está cada vez mais atingindo atletas amadores. A fratura por estresse nada mais é do que micro-fraturas nos ossos resultante do impacto repetitivo sofrido durante os exercícios;

Síndrome da dor patelo femoral: ou dor anterior no joelho. Ocorre principalmente em mulheres. Isso devido ao quadril mais largo que o dos homens. Isso faz com que o ângulo do fêmur (osso da coxa) seja maior, aumentando a possibilidade de lesão;

Fascíite plantar: é a inflamação que ocorre na estrutura de sustentação da sola dos pés. O principal sintoma é dor ao redor da base do calcâneo e no arco. Normalmente a pessoa sente essa dor pela manhã ao sair da cama.

Voleibol

Neste esporte as lesões ocorrem devido aos movimentos repetitivos dos ombros

Distensão: é quando o limite da capacidade elástica do musculo é ultrapassada ocorrendo assim a distensão muscular. Neste caso, as fibras dos músculos se rompem. Neste caso não há luxação nem fraturas.

Estiramento :Acontece quando o atleta estende, alonga ou rompe um ligamento, um tendão ou músculo rompendo as fibras musculares. No vôlei, isso acontece devida a repetição de movimentos dos ombros.

Luxação: ocorre quando um osso de uma articulação sai de suas estruturas de fixação gerando muita dor, deformação e incapacidade de movimento.

Na academia

As partes do corpo que mais sofrem são:

Joelhos: é a parte do corpo que mais sofre com o excesso de peso e as séries de exercícios repetitivas e de impacto. O joelho é a maior articulação do corpo e também a mais vulnerável. Sua estrutura é complexa envolvendo um significante número de ligamentos (colaterais e cruzados), meniscos e tendões.

Coluna: a má postura é grande vilã da coluna. A coluna vertebral suporta diversos tipos de cargas e tensão, principalmente durante os exercícios físicos, em que há uma maior sobrecarga, devido a isso se faz necessário a posição correta da coluna durante a prática de exercícios, para que se diminua a possibilidade de lesões.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas