Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

29/07/2011
Boa forma física reduz risco de morte precoce

Pesquisas recentes comprovam mais uma vez a razão para os sedentários começarem a se mexer: a boa forma física parece reduzir o risco de morte de homens de meia-idade não apenas por doença cardiovascular, mas também por câncer, diabetes entre outras doenças.

De fato, os pesquisadores confirmaram que o desempenho cardiorrespiratório precário aumenta nos homens o risco de morte prematura tanto quanto outros fatores de risco conhecidos como fumo, pressão alta, obesidade e diabetes.

Os pesquisadores, basearam-se em 1.300 homens que não tinham doença cardiovascular, problemas pulmonares ou câncer. Com idade média de 52 anos, eles foram acompanhados por mais de 10 anos.

Todo mundo que pratica exercícios físicos, de caminhada a aulas de bike tem que controlar e conhecer seu batimento cardíaco ideal para sua atividade física. É imprescindível!

Para quem quer emagrecer, e o organismo precisa mobilizar e oxidar gorduras, utilizando-as como fonte de energia. No exercício, é necessário que o seu metabolismo esteja "equilibrado". Existem 2 maneiras simples de verificar o equilíbrio metabólico durante a atividade:

1. Respiração aumentada e confortável.
2. Freq. Cardíaca constante.

Nesta pesquisa, no início, os participantes realizaram um teste de esforço físico em uma bicicleta ergométrica e tiveram registrada sua capacidade de absorção máxima de oxigênio, medida aeróbica de potência respiratória, que reflete a intensidade da atividade física que uma pessoa pode realizar.

Os homens que conseguiram fazer o exercício por mais tempo e apresentaram maior absorção de oxigênio tinham maior probabilidade de estarem vivos ao final do estudo.

Os homens sem preparo físico, que apresentaram menor capacidade de absorção de oxigênio no teste de resistência inicial, estavam três vezes mais expostos ao risco de morte por alguma causa, mesmo depois de descontados os fatores que poderiam influenciar o resultado como idade, fumo e uso de álcool.

A probabilidade do risco de morte continuou a mesma entre os homens que apenas conseguiram completar o teste curto de exercício.

O condicionamento físico ajuda o coração da maioria das pessoas, isso é sabido, mas os benefícios de manter a forma pareceram ser mais amplos, segundo o estudo.

Homens com alta absorção de oxigênio e testes de exercício longos apresentaram menor probabilidade de morrer não apenas por doença cardiovascular, mas por várias outras causas, incluindo o câncer, revelaram os pesquisadores.

Os efeitos do exercício sobre a saúde cardiovascular são bem conhecidos, mas a associação entre boa forma física e redução do risco de morte por outras causas ainda está para ser bem compreendida, segundo o estudo.

Um desempenho físico, leia-se cardiorrespiratório, precário, de qualquer forma, é um fator de risco independente de morte prematura tão importante quanto o fumo, hipertensão, obesidade e diabetes.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Cardiologia com Dr. Augusto Uchida, Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri, Qualidade de Vida com Profa. Priscilla de Arruda Camargo e Motivação e Liderança com Nilson Caldeira





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas