Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

15/07/2011
7 passos para você ser mais ativo (a)!

Ficar sedentário não favorece a boa saúde, isto todo mundo já sabe. Mas, se animar – principalmente no frio – e ser regular nos exercícios é outra história, certo? Pois bem, como a inatividade está "por fora", veja logo abaixo sete passos para você se animar:

1. Pergunte ao seu médico qual o melhor programa de exercícios para o seu corpo
Se você leva uma vida sedentária, com nenhuma ou pouca atividade física, comece lentamente, com poucos minutos de exercícios nos primeiros dias. À medida que o seu corpo se sinta em forma vá aumentando a carga. Mas, cuidado, "escute" o seu organismo e não exagere.

2. Fixe metas realistas
Para principiantes, é recomendável iniciar os exercícios com uma caminhada de dez minutos. Aumente pouco a pouco a duração da caminhada até chegar a uma média entre 30 min a 45 min ao final da primeira semana. Você vai perceber maior disposição. Acrescente novas atividades quando você sentir que está pronto. Por exemplo, faça um treino para adquirir resistência duas ou três vezes na semana.

3. Escolha exercícios que gosta de fazer
Caminhe com um amigo.
Pegue sua bicicleta e vá até o trabalho ou até a casa de um amigo.
Brinque com suas crianças ou se bicho de estimação. Ou pratique basquete ou futebol.
Planeje atividades em que toda a família possa tirar prazer. Caminhadas em excursões, passeios de bicicletas ou ir nadar.

4. Mantenha-se ativo todos os dias
Se realmente é difícil dar o primeiro passo, coloque, por exemplo, a sua música favorita e comece a dançar. Ou ouça o noticiário enquanto você anda. Ou reserve um período do dia para se exercitar sozinho ou com seus amigos. Descanse um dia da semana.

5. Faça atividades físicas fáceis de executar
Escolha sempre tênis cômodos. Caminhe antes ou depois do almoço. Desça do ônibus ou do metrô antes da ponto ou estação que você costuma saltar e ande até sua casa ou o trabalho. Limpe a sua mente e relaxe enquanto caminha. Explore a sua cidade, o bairro ou o parque enquanto isso.

6. Beba bastante água
Consuma água antes, durante e depois de uma atividade física. Beba água mesmo que você não sinta sede. O ideal é tomar oito copos diário, que podem incluir chás, leite, sucos ou bebidas energéticas.

7. Sinta prazer no que faz
Procure atividades em que você sinta prazer e exercícios que não sejam chatos. Se isso te aborrecer, pratique algo novo, como ioga, caratê ou sapateado. Se você ficar alguns dias sem fazer exercícios, não há problema, comece tudo de novo a partir do segundo passo.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Cardiologia com Dr. Augusto Uchida, Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri, Qualidade de Vida com Profa. Priscilla de Arruda Camargo e Motivação e Liderança com Nilson Caldeira





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas