Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

02/10/2006
Vem chegando o verão... tá na hora de ficar em forma!

Com a proximidade do verão é preciso preparar o corpo para os dias quentes da estação. É época de usar roupas leves, saias curtas, decotes e biquíni. Nesse período muitas pessoas correm contra o tempo para entrar em forma e exibir uma boa silueta em praias e piscinas.

Há quem procure fórmulas milagrosas para conquistar o corpo perfeito, que na verdade não existem. Pensando nisso, a academia Aquasport através do Coordenador de Musculação, Toni Nascimento e da Nutricionista, Heloísa Piccinato, dá algumas dicas para chegar ao verão mais bonito e saudável.

Quais os exercícios mais indicados para quem quer entrar em forma no verão?

Uma mescla de exercícios aeróbios como bike, esteira, transport, Wave, natação, hidroginástica, Body Combat, Jumpfit, Spinning e outros; exercícios localizados como musculação e Body Pump; exercícios posturais como Pilates e Yoga e exercícios de flexibilidade e Alongamento, Body Balance. Além, é claro, de um controle alimentar, e avaliação médica e física.

Quanto tempo de treinamento é necessário para que se obtenha resultados?

Com uma freqüência de pelo menos três vezes por semana em dias alternados no primeiro mês e umas quatro vezes por semana por um período de três meses é possível obter resultados estéticos. Em relação ao condicionamento cardio-respiratório no primeiro mês já se percebe algumas melhoras.

Existe alguma série ideal ou mais eficaz?

Deve-se respeitar o nível de condicionamento de cada indivíduo e também possíveis restrições para podermos exigir sempre o máximo do aluno em busca dos seus objetivos. Mas não existem séries milagrosas, somente com disciplina na freqüência e alimentação podemos ter resultados satisfatórios.

Quais dicas de nutrição são fundamentais?

As dicas primordiais de nutrição para qualquer pessoa que quer entrar em forma e ter uma alimentação saudável são:

- Realizar de cinco a seis refeições por dia, comendo a cada três ou quatro horas;

- Consumir todos os grupos de alimentos durante o dia, na quantidade
recomendada de acordo com as necessidades do indivíduo;

- Fazer refeição leve antes e depois dos treinos;

- Mastigar bem os alimentos e comer devagar;

- Evitar alimentos com alta densidade calórica e/ou ricos em gordura como: doces, sorvete, chocolate, refrigerante, frituras, gorduras aparentes de carnes, maionese, creme de leite, embutidos como lingüiça, salsicha, salame, mortadela;

- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

- Ingerir, no mínimo, 2 litros de água por dia.

Com a proximidade do verão, aumenta o número de alunos matriculados?

Sim, desde o início de setembro já existe um aumento nas visitas a academia e depois de outubro o número de alunos aumenta consideravelmente.

Qual o perfil das pessoas que procuram a academia para isso?

Sedentários. Homens e mulheres muitas vezes já treinaram e pararam e costumam retornar os exercícios nesta época.

Quais os principais cuidados para chegar no verão mais bonito e saudável?

Mantenha o equilíbrio calórico. O excesso de peso corporal proveniente de gordura corporal pode ser por ingestão aumentada das calorias ou má distribuição entre gorduras, carboidratos e proteínas.

Avalie a perda de peso. Quando ela é rápida pode ser às custas de desidratação e, conseqüentemente, perda de massa muscular. Certifique-se de que houve perda eficiente da gordura corporal, se este for o objetivo.

Não consuma suplementos sem indicação de um profissional habilitado. Muitos deles são considerados pela legislação medicamentos e, portanto, podem trazer riscos à saúde, se usados inadequadamente.

Lembre-se de que a alimentação não está só ligada ao tipo, mas também à intensidade e à duração do exercício. Uma alimentação adequada deve levar em conta a necessidade nutricional do indivíduo, de acordo com a sua composição corporal e com o gasto energético específico de suas diversas atividades. Para um planejamento adequado da sua alimentação, consulte sempre um nutricionista.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de F. de Arruda Camargo, e Dicas de Atividade Física com Prof. José Carlos Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas