Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

01/07/2011
Conheça 10 dicas para se exercitar corretamente em uma plataforma vibratória

Febre nas academias de estética e ginástica, as plataformas vibratórias têm conquistado homens e mulheres de todas as idades, de diversos países. Entretanto, apesar de ser, aparentemente, uma alternativa mais cômoda para perder gordura, é preciso ter cautela quando subir nestes aparelhos.

Quem explica é Alexandre Giraldi, educador físico e diretor industrial da Techno Training, empresa pioneira no desenvolvimento de plataformas vibratórias e a única a fabricar produtos no Brasil com selo do Inmetro. Conheça logo abaixo as 10 dicas para conquistar bons resultados, com segurança:

1 - Exercite-se numa plataforma de boa qualidade que garanta a eficiência das atividades (aparelhos com selo do INMETRO);

2 - Procure um profissional devidamente treinado e habilitado;

3 - Certifique-se que a máquina possua baixa amplitude de vibração (menos de 4mm) de maneira a não gerar impacto nas articulações e que estas vibrações sejam mais eficientes, de forma a gerar estímulos no corpo;



4 - O espaço físico deve ser arejado e possuir acessórios para haver diversificação nas atividades na plataforma vibratória;

5 - Pratique atividade física no mínimo três vezes por semana. Em caso de treinos diários, não repetir o esforço num mesmo grupo muscular sem que exista um dia de descanso;

6 - Seja disciplinado em suas atividades;



7 - Tenha alimentação saudável;

8 - Mantenha o corpo hidratado;

9 - Use roupas adequadas;

10 - Os resultados esperados dependem da correta aplicação das atividades propostas. Em caso de dúvidas, procure o fabricante do equipamento ou outros especialistas.



Como espantar a preguiça do frio?

No inverno o organismo passa por diversas modificações. Pela necessidade de manter a temperatura do corpo nos níveis normais, a atividade metabólica e, consequentemente o gasto calórico corporal aumentam - o que faz com que o corpo gaste mais energia mesmo em repouso. Os exercícios físicos devem ser feitos com bastante cuidado nessa época do ano, pois o frio e o ar seco prejudicam as vias respiratórias e a realização das atividades aeróbicas e anaeróbicas.

De acordo com o fisiologista do HCor, Diego Leite de Barros, para manter as atividades físicas em dia nesse período deve-se seguir uma série de recomendações. “Com o frio, o corpo sofre com as baixas temperaturas e com a vaso constrição periférica, mecanismo que favorece a concentração de sangue nas regiões mais centrais do corpo, deixando as extremidades mais frias. Para que o organismo não sofra no momento do treino ou atividade física o aquecimento prévio, com movimentos leves facilitam a adaptação do metabolismo no momento do exercício”, explica o fisiologista.

O aquecimento deve ser realizado antes de qualquer atividade, porém, no inverno, ele deve ser feito com maior atenção. “Para aqueles que realizam corridas e caminhadas o aquecimento deve iniciar-se de forma leve, e sua intensidade elevada gradativamente. Já os praticantes de exercícios de força, na academia, podem começar com um breve aquecimento na esteira ou bicicleta e a seguir movimentos articulares amplos com pouca ou nenhuma carga. Após o aquecimento e alongamento do corpo o atleta está pronto para exercer suas atividades habituais”, afirma Barros.

Cuidados como utilizar roupas leves na prática da atividade física e repor líquidos fazem parte das recomendações do fisiologista. “Apesar de transpirarmos menos no inverno o corpo necessita de hidratação diária, a base de líquidos e alimentos leves. O frio não deve ser um obstáculo na rotina de treinos, apesar da dificuldade de iniciar a atividade e tendência de se exagerar nos alimentos calóricos e gordurosos no inverno. Manter a balança energética estável e estabelecer um equilíbrio corporal auxiliam na prática de uma atividade física mais saudável”, completa o fisiologista.

Segundo o cardiologista e médico do esporte do HCor, Dr. Nabil Ghorayeb, os exercícios físicos são saudáveis acima dos 20 0C. “No inverno o esportista deve evitar baixas temperaturas e o vento frio. Recomendamos aquecimento muscular, respiração nasal de preferência, vestimentas adequadas para se proteger da perda rápida de calor, principalmente das mãos, pés e rosto, ingestão de líquidos aquecidos, principalmente no pós-exercício”, esclarece Dr. Ghorayeb.

Nas mudanças de estações, principalmente no inverno, as doenças circulatórias e respiratórias são mais frequentes e perigosas para crianças e idosos, pacientes debilitados e com doenças cardiovasculares (pressão alta, angina do peito/infarto do miocárdio, arritmias, acidente vascular cerebral, etc). “Além disso, nessa época do ano, pode ocorrer a hipotermia, ou seja, a temperatura corporal abaixo dos 36,5 0C. Isso significa perda da habilidade em produzir energia suficiente para manter a temperatura interna do corpo. A hipotermia pode ser fatal pelo colapso do coração e seus sintomas variam como dificuldades de coordenação motora, reações lentas, calafrios, insônia e confusão mental”, finaliza Dr. Ghorayeb.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Cardiologia com Dr. Augusto Uchida, Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri e Qualidade de Vida com Profa. Priscilla de Arruda Camargo





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas